Desenvolver políticas públicas em favor dos direitos e saúde dos animais, bem como dar segurança à população, é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Contagem nos últimos anos. Para dar continuidade a essa iniciativa, a administração municipal está fazendo o cadastramento, gratuito, de cavalos, éguas, mulas, burros e jumentos, os chamados equídeos, bem como de seus carroceiros (tutores). A ação, iniciada nessa terça-feira (5/3), no ecoponto da rua Candeias, no Eldorado, vai ocorrer em todas as regiões, até o dia 13 de agosto, sempre às terças-feiras das 13h às 16h30. (confira o cronograma abaixo).
O projeto é mais uma das ações que visa estabelecer diretrizes e regulamentações, além de uma fiscalização adequada, que busca o combate às práticas cruéis, garantindo dignidade aos animais.
“Com esse levantamento, conseguiremos realizar um mapeamento e diagnóstico dos cavalos, éguas, mulas, burros e jumentos utilizados em veículos de tração animal e sua distribuição na cidade, permitindo dar continuidade à política pública de proteção. Isso nos ajuda no cuidado com a saúde deles, imunização e prevenção de doenças, o que também beneficia a saúde pública, já que os cavalos podem ser portadores de zoonoses, doenças que afetam tanto animais quanto humanos, como a febre maculosa e outras enfermidades”, explicou a superintendente de Defesa Animal, Mariana Licéia.
Segundo ela, a ação está sendo bem-sucedida. Só no primeiro dia de cadastramento 12 equídeos foram acolhidos e a previsão é finalizar os atendimentos, na região do Eldorado, com pelo menos 20 animais cadastrados. Mariana afirmou que a mobilização local contou com o apoio da Administração Regional, que realizou uma reunião prévia com os carroceiros para explicar o objetivo e importância do projeto.
Com duração até agosto desse ano, a expectativa total é que cerca de 300 animais sejam cadastrados e microchipados; vacinados contra doenças como raiva, tétano, rinopneumonite, aborto por herpesvírus e encefalomielite; garantindo a saúde e prevenindo possíveis surtos de doenças dos animais utilizados em veículos de tração animal.
Como funciona o cadastramento
Os carroceiros chegam com seus animais e respondem algumas perguntas para o registro. Em seguida, os animais passam por uma avaliação veterinária completa (resenha), levantando detalhes característicos que podem identificá-los, incluindo fotografias e todas as informações pertinentes ao cadastro. Também são realizadas vacinação, vermifugação, microchipagem, que permitirá a identificação dos mesmos, e fornecidas orientações aos tutores.
Os animais passam por uma avaliação completa e recebem vacinas, vermífugos e microchipe para identificação - Fotos: Ronnie Von/PMC
Todo o processo é realizado por um médico veterinário, parceiro da Superintendência de Defesa Animal, Diogo Henrique Mendonça dos Santos. Ele informou que todos os animais avaliados no primeiro dia estavam sem sinais de maus-tratos. Além disso, ele ressaltou que a recepção da iniciativa pelos carroceiros está sendo bastante positiva e produtiva, não demonstrando nenhuma resistência.
“Observamos que todos os animais que atendemos até o momento estavam sem sinais de maus tratos, bem cuidados, com ferraduras adequadas e não apresentam lesões sanguíneas, além disso, nenhum deles chegou aqui sobrecarregado na carroça. A maioria dos tutores nos informaram que possuem mais de um animal de trabalho, o que é positivo. Estou bastante satisfeito com a qualidade de vida dos animais até o momento. Tudo está ocorrendo de forma rápida, até mais do que eu imaginava para o primeiro dia”, explicou Diogo.
Os tutores dos animais também estão sendo orientados sobre os cuidados corretos, especialmente se forem identificadas condições inadequadas de peso ou saúde dos animais. O objetivo é garantir que todos tenham uma vida saudável e digna.
Um dos carroceiros da região, Marcos Moreira de Castro, que é tutor de duas mulas, levou os animais para fazer o cadastramento. Para ele, a iniciativa é muito importante, pois ajuda no cuidado e na prevenção de doenças.
“Ficamos felizes em ver que a Prefeitura está promovendo projetos que vão trazer melhoria da qualidade de vida dos animais e, consequentemente, irá ajudar os carroceiros. Temos que fazer a nossa parte e podem ter certeza que o que pudermos fazer para ajudar, vamos nos esforçar pra fazer”, finalizou.
Confira os endereços dos ecopontos participantes (datas sujeitas a alterações):
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos Fotógrafo: Ronnie Von/PMC