A Guarda Civil de Contagem (GCC), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), realizou mais uma etapa da Operação Hefesto, que desde fevereiro deste ano, tem trabalhado em duas frentes, contando sempre com os órgãos de fiscalização e segurança pública, fiscalizando locais e empreendimentos com o objetivo principal de coibir o furto, a compra e a venda de fios de cobre, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como impedir ações que causam transtornos e prejuízos aos moradores da cidade. Os alvos da operação, desta vez, estavam nas região de Vargem das Flores.
Na ocasião, estiveram presentes representantes do Meio Ambiente, Posturas, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Polícia Militar, além da Copasa e as operadoras de telefonia Vivo e Claro. Nessa nova ação, os bombeiros deram seis advertências por escrito aos proprietários e o setor de Posturas lavrou quatro termos para providenciar “Alvará de Localização".
Vale reforçar que o trabalho dos ditos “ferros-velhos” é de suma importância para a reciclagem e proteção dos munícipes no que se refere a um novo destino de certos materiais que possam trazer acúmulo de lixo e poluição ao meio ambiente.
A Guarda Civil sempre atuou nessas operações com uma abordagem pacífica, fomentando uma cultura de paz, de respeito mútuo com a população e proprietários desses estabelecimentos. Essa ação tem se tornado permanente e perdurando, durante todo o ano de 2024, sendo acompanhada pelos dados e estudos da Inteligência da Guarda Civil.
“A Guarda se disponibiliza a ser uma aliada, fortalecendo boas relações e sendo patrulheira, protetora e amiga. Vale ressaltar também que não estamos contra os comerciantes que trabalham de forma legalizada e que eles podem contar com o nosso apoio no dia a dia”, fomentou o subcomandante da Guarda Civil, Adrinei Costa.
Para reforçar os resultados que a Hefesto tem alcançado, a secretária da pasta, Viviane França, comentou sobre a ação em Vargem das Flores: “A operação tem sido um sucesso, fruto de um trabalho integrado, entre a Prefeitura de Contagem e suas secretarias, em conjunto com as Forças de Segurança do Município. Diminuímos consideravelmente os índices de furtos de cabos de telefonia pela cidade”, explicou.
Um dos proprietários, Augusto de Oliveira, expressou sua opinião sobre a Operação da Guarda Civil: “Essas fiscalizações inibem os receptores, e a compra e venda de materiais ilícitos, pois enquanto houver demanda sempre poderá ter alguém que irá tirar proveito disso”.