02 MAR 2024
AÇÃO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O que é o Banco de Alimentos? Conheça mais sobre este importante serviço de Contagem
Foto: João Cavalcanti/PMC

Criado em 25 de abril de 2008, o Banco de Alimentos é um importante equipamento de Contagem, que colabora não apenas com o desperdício, mas no combate à fome no município, abastecendo, diariamente, 55 instituições cadastradas, proporcionando a milhares de pessoas refeições preparadas com alimentos de qualidade e que, por não terem um valor comercial, acabariam desperdiçados no aterro da cidade.

Local público que busca a segurança alimentar e nutricional, o Banco de Alimentos tem a missão de transformar o desperdício de alimentos em recursos, a fim de atender pessoas em vulnerabilidade social.

Por meio de articulação em redes, seja na arrecadação junto aos parceiros, como na distribuição às instituições, o Banco de Alimentos é um importante elo na cidade, favorecendo o consumo integral dos alimentos e, ainda, transformando aqueles que não podem ser aproveitados em adubos nas unidades produtivas comunitárias, atendidas pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf).

“O Banco de Alimentos resgata a dignidade, aproveita alimentos em bom estado, mas que não possui valor comercial, leva esses alimentos até instituições e combate a fome no município. Além disso, consegue transformar um percentual não aproveitável para o consumo em adubo, o que favorece as plantações, a colheita, o alimento saudável em hortas espalhadas pela cidade, favorecendo um ciclo virtuoso. Dessa maneira, há um impedimento do desperdício, pois, caso não houvesse esta intervenção, tudo iria para o aterro. Diante deste aproveitamento e estas parcerias, é estabelecida uma nova realidade, que fortalece a população com alimentos de qualidade, preparados por instituições capazes e eficientes”, destacou a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda.

Além da coleta e distribuição, o Banco de Alimentos é responsável, também, pela educação alimentar e nutricional. Dessa maneira, o equipamento realiza, periodicamente, cursos e treinamentos de boas práticas e receitas criativas para funcionários e manipuladores das instituições parceiras.

Recentemente, o curso "Como aproveitar os alimentos doados pelo Banco de Alimentos integralmente" aconteceu no espaço, com palestras, apresentação de números e dicas de como se aproveitar diversos alimentos de forma criativa e nutritiva.

“Hoje possuímos 55 instituições parcerias e, em breve, teremos mais uma, que foi aprovada em nosso edital, constantemente aberto. Para fazer parte, é preciso que a instituição nos procure e preencha os requisitos. Isso vale para os parceiros em doações. Estamos sempre abertos às empresas, que podem nos procurar para que possamos viabilizar a retirada dos alimentos sem valor comercial, que são aqueles que não são tão bonitos, mas que podem, ainda, servir de alimento para tantas pessoas”, enfatizou a gerente do Banco de Alimentos, Ayala Santerio.

Atualmente, a Prefeitura de Contagem investe, anualmente, R$ 780.000,00 para manter o espaço, equipamentos, 14 funcionários e a logística de distribuição de alimentos.

Banco de Alimentos de Contagem

Endereço: rua São Lucas, 266, Água Branca