22 FEV 2024
SAÚDE
Combate à dengue: moradores do Nacional participam de mutirão para eliminar focos do mosquito
A mobilização já aconteceu, nas regiões Industrial, Petrolândia, Riacho, Sede e Vargem das Flores

Com o objetivo de prevenir a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Contagem promoveu, nesta quinta-feira (22/2), o “Mutirão de Limpeza” nas ruas dos bairros da região do Nacional. A ação, que retirou os materiais inservíveis (materiais que não possuem mais utilidade), contou com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) , que conscientizaram e orientaram moradores sobre a importância da limpeza para prevenir a proliferação do mosquito.

O processo do Mutirão de Limpeza funciona da seguinte forma: os moradores das áreas contempladas são informados com antecedência pelos agentes sobre a ação, por meio de faixas e informativos, os quais fornecem as instruções necessárias para o combate ao mosquito. Durante essa fase de conscientização, é solicitado que os moradores separem, no dia anterior à ação, todos os resíduos que possam acumular água, tais como garrafas, bacias, tambores, pneus, vasilhas, entre outros.

O coordenador de Zoonoses da Administração Regional do Nacional,  Sandro Jovino, destacou que a equipe está priorizando as regiões mais críticas. "Estamos atuando em todas as regiões, porém as ações, de forma mais intensa, estão ocorrendo nos locais onde tem mais notificação de suspeita ou confirmação de caso de dengue”.

Ele, também, informou sobre os tipos de materiais que são coletados. “Estamos realizando a coleta de materiais que possam servir como criadouros do mosquito, como pneus velhos e recipientes plásticos. Já entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos não podem ser recolhidos no mutirão de combate às arboviroses”,

A agente de saúde Liliângela Gomes ressaltou a importância da parceria entre a população e os agentes durante a ação: “A parceria entre os ACEs com a população é muito importante, pois estamos aqui para ajudar, orientar e fazer essa educação, porque muitas vezes a gente entra em casas onde a pessoa está juntando um material que ela não usa e com a nossa orientação, conseguimos tirar esse material, eliminando o risco de que um dia ele torne um possível reservatório de água e foco de dengue”.

O município vem fazendo a parte dele no combate às arboviroses e pede que os moradores também façam a sua. A colaboração de todos é fundamental para manter a cidade livre do Aedes aegypti e garantir o bem-estar de todos os moradores.

Confira a programação dos próximos mutirões:

27 de fevereiro: Industrial e Sede

29 de fevereiro: Eldorado e Ressaca

Em caso de chuva no momento marcado para a ação, a mesma é suspensa e os agentes informam uma nova data.
Autor: jornalista Wendell Rafael / Edição Carol Cunha