O ano de 2024 chegou e, com ele, o período chuvoso tem se intensificado em Contagem. Para mudar a realidade do município, a Prefeitura tem feito um alto investimento em obras estruturantes para que a cidade enfrente as chuvas com mais tranquilidade e segurança. De 2021 até aqui, mais de R$464 milhões estão sendo destinados para intervenções de drenagem e contenção.
Entre as obras que foram ou estão sendo realizadas em Contagem, inclui-se implantação e ampliação de redes de macrodrenagem, bacias de detenção de cheias, muros de contenção, revitalização viárias, entre outras ações menores e periódicas fundamentais para que o município suporte o volume de águas pluviais cada vez mais intensos. As ações, que ainda não estão concluídas, já têm trazido resultados relevantes, minimizando consideravelmente a incidência de episódios de alagamentos. Das 150 áreas de risco geológico e hidrológico registradas no município, apenas quatro regiões foram afetadas pelas chuvas até o momento.
Crise climática
Os problemas climáticos, cada vez mais recorrentes em todo o mundo, são resultado de anos de poluição do meio ambiente e exploração desenfreada de recursos naturais. Além disso, também há fatores históricos e socioeconômicos dos quais destaca-se a ocupação urbana, que ocorreu sem critérios sustentáveis e em um contexto de desigualdade, contribuindo para a atual situação de risco hidrológico e geológico.
No caso de Contagem – cidade com cerca de 3.000 nascentes, além de lagos e riachos, muitos aterrados -, também por falta de planejamento no passado, bairros inteiros se estabeleceram em locais onde diversos cursos d’água passam. A consequência é que esses territórios se tornaram potenciais áreas de risco.
Desde o início da atual gestão, em 2021, a Prefeitura tem desenvolvido e executado centenas de obras e intervenções que visam impedir ou minimizar desastres ambientais como enchentes e deslizamentos e corrigir problemas estruturais crônicos. Essas ações acontecem de forma direta, como as obras de drenagem e contenções de encostas, e indireta, com o plantio de árvores. Outras medidas paliativas também contribuem para a segurança dos munícipes em situações emergenciais, como as coberturas de taludes com lona e fechamento de erosões.
A administração municipal trabalha de forma integrada para evitar calamidades, com ações conjuntas que envolvem as secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Defesa Social, e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), entre outros setores do governo.
Confira as principais obras realizadas e os valores investidos pelo município para melhorar a infraestrutura de Contagem e trazer mais segurança para os moradores em períodos chuvosos. Vale lembrar que os valores descritos se referem ao custo total de cada obra. De acordo com a legislação, os pagamentos às empresas responsáveis pelas execuções são feitos por meio de medições mensais, conforme os prazos e etapas de obras vão sendo cumpridos.
Ações realizadas ou iniciadas em 2023:
O combate aos desastres ocasionados pela chuva ao longo dos três anos de governo (2021-2023):
2021 - 28 obras e intervenções
2022 - 23 obras e intervenções + 111 muros nas vilas Soledade, Beira Campo, Estaleiro 1A e 1B, Barroquinha A e B, Riachinho = Total 134
2023 - 13 obras e intervenções (até junho - prontas e em andamento)
Total: 175
2021: 105
2022: 93
2023: 113
Total: 311 (não são 311 córregos, mas sim ações de limpeza)