Uma atmosfera de carinho e solidariedade invadiu o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) com a realização da campanha "Adote um Leito", na quinta-feira (21/12). A iniciativa, que já se tornou uma tradição anual desde a inauguração do Hospital Municipal de Contagem (HMC) há 20 anos, tem como objetivo levar momentos de alegria e esperança aos pacientes internados, especialmente durante o período natalino.
Uma caravana de voluntários liderada pela referência em Humanização do HMC, por Rejane Luzia Braga, percorreu os corredores do hospital distribuindo brinquedos, kits de higiene e, acima de tudo, compartilhando gestos de solidariedade. A ação contemplou tanto adultos quanto crianças, transformando a rotina hospitalar em um ambiente mais acolhedor e humanizado.
Marli Freitas, que está acompanhando a sua neta, Ana Júlia, no Centro Materno Infantil, afirmou que esse momento do Natal é importante para todo mundo e o hospital levar um pouquinho desse clima natalino às pessoas é muito importante .”Eu acho muito bom, a gente já tá carente devido a situação, então é muito bom pra animar o astral. É bom até pra saúde deles mesmo, ajuda eles até a se recuperarem melhor”, disse.
Os kits de higiene, contendo escova e pasta de dentes, sabonetes e outros itens essenciais, foram entregues aos adultos, enquanto as crianças foram presenteadas com bonecas, carrinhos, bichos de pelúcia, dominós e blocos de encaixar.
De acordo com a responsável pela humanização do HMC, Rejane Luzia, a campanha "Adote um Leito" não seria possível sem a generosidade dos doadores, principalmente dos dedicados servidores do hospital, que contribuem para a causa ano após ano. “A mobilização da comunidade, incluindo o grupo Capelania Vida, responsável por trabalhos voluntários no hospital, é um dos pilares para o sucesso da iniciativa”, contou.
Rejane Luzia expressou, ainda, a importância desses gestos solidários: "É um prazer enorme entregar essas doações às pessoas internadas e vê-las com um pouco de esperança. Alegra o nosso coração e o delas. Todos os anos eu me emociono muito".
Uma das enfermeiras do HMC, Vânia Santana, também demonstrou a sua felicidade em receber a equipe da ação. “Para a gente, além de trazer muita alegria, traz sorriso para as crianças e, muito mais do que isso, traz conforto, o princípio da humanização. Sem contar que os pais que muitas vezes estão tristes pela situação, podem ver seus filhos terem um momento alegre e vê-los sorrir mesmo diante das dificuldades”, ressaltou.
Vários acompanhantes e pacientes demonstraram a sua satisfação em receber os presentes. Mônica Gisele Ferreira da Silva,que acompanha seu pai no HMC, ressaltou a importância das ações de humanização. “Ver que as pessoas se importam com a dor do outro e fazem esse ato de caridade, de bondade, de amor ao próximo, trazer um pouquinho de alento ao coração tanto dos que estão internados quanto dos que acompanham é magnífico. Quando há uma ação dessas traz uma luz, uma esperança e uma alegria paro coração. É uma maravilha, uma benção”, frisou.
A campanha
A campanha vai além da distribuição de presentes, buscando criar um ambiente festivo e acolhedor durante a época natalina. A presença de diversas figuras e o espírito natalino são elementos-chave para promover momentos de reflexão e descontração entre pacientes, familiares e voluntários.
De acordo com Rejane Luzia o projeto, que foi iniciado em 2003, cresceu exponencialmente, angariando diversos parceiros que se uniram ao propósito de levar um pouco de conforto e alegria aos pacientes hospitalizados. “A repercussão positiva demonstra que a solidariedade está enraizada na comunidade, envolvendo até parceiros externos. A emoção gerada por essa iniciativa é evidente nas reações dos pacientes e acompanhantes. Pacientes, sejam adultos ou crianças, respondem com sorrisos, lágrimas de alegria e palavras de agradecimento. “A mobilização vai além das fronteiras do hospital, envolvendo familiares, vizinhos, gestores, ex-pacientes, funcionários aposentados e outros parceiros da comunidade”, ressaltou ela.
Este ano, enfrentando desafios, a campanha continuou forte, contando com a confecção de kits e presentes a partir das doações recebidas. A diversidade de produtos, indo além do básico solicitado, destaca a generosidade da comunidade.“A contribuição de parceiros não se limita apenas aos produtos, incluindo embalagens, mão de obra para a montagem dos kits e apoio na divulgação. A campanha ‘Adote um Leito’ mostra que quando a comunidade se une em prol de uma causa nobre, é possível transformar a realidade hospitalar, proporcionando alívio, conforto e esperança a quem mais precisa”, finalizou Rejane.