A UPA Industrial celebrou seu terceiro mês de funcionamento, trazendo um novo ânimo ao sistema de saúde do município. Desde sua inauguração, a unidade tem sido um marco no atendimento de urgências e emergências pediátricas e ortopédicas, liberando a sobrecarga na UPA JK e melhorando a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
Em três meses de funcionamento, a UPA Industrial realizou um total de 14.749 atendimentos, sendo 6.914 casos ortopédicos, 6.241 casos pediátricos e 1.542 casos cirúrgicos. Esta distribuição reflete a demanda predominante dessas especialidades na região.
De acordo com o administrador da UPA Industrial, Mac Dowell, a unidade opera com uma equipe multidisciplinar dedicada, pronta para lidar com qualquer situação de urgência ou emergência de ortopedia e pediatria. “Além disso, um clínico geral está presente para intercorrências específicas que necessitem de sua assistência. Os casos de clínica médica são encaminhados, como parte do protocolo, para outras UPAs, especialmente para a UPA JK, que atua como unidade central para essa especialidade”, afirmou Mac.
Até o momento, a UPA Industrial tem operado dentro de sua capacidade, sem gargalos. “Mesmo neste momento inicial de muita adaptação, estamos seguindo com os atendimentos sem problemas com filas de espera e com muitos elogios ao atendimento”, ressaltou o administrador.
Os pacientes da nova UPA se mostraram muito satisfeitos com o atendimento, como foi o caso do Jonas Santos que precisou realizar uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo. “Fui muito bem atendido aqui na unidade, não tenho nada a reclamar. A estrutura nova e equipe sempre muito atenciosa geram um conforto muito agradável pra gente”, disse Jonas.
Juliana Oliveira, mãe de Olívia, 4, afirmou conseguir ser atendida muito rapidamente na nova UPA e elogiou o atendimento. “Minha filha estava sentindo dores no corpo e febre a alguns dias, ao chegar na UPA fomos atendidas e em seguida ela já estava sendo medicada. Fiquei impressionada com a organização e com o atendimento humanizado que recebemos”, disse Juliana.
Interação com a UPA JK
Gestores da UPA JK elogiaram a nova unidade por aliviar a pressão de atendimentos, permitindo um melhor foco nos casos de clínica médica. Além disso, vários pacientes e familiares expressaram gratidão pela rapidez e qualidade do serviço nas UPAs.
De acordo com a gerente da UPA JK, Betânia Claudiano, os números mostram uma tendência promissora. Desde a abertura da UPA Industrial, houve uma redução significativa na procura pela UPA JK em casos principalmente ortopédicos. “Tivemos uma redução do atendimento ortopédico em aproximadamente 98%. Isso significa retirar da porta da unidade cerca de dois mil atendimentos, podendo assim dar atenção a outros casos e melhorando a qualidade do atendimento para a população”, ressaltou Betânia.
Um dos moradores de Contagem, João Ribeiro, disse que sentiu uma melhora na rapidez no atendimento na UPA JK. “A UPA JK é a mais perto da minha casa e quando fui lá na última semana senti uma diferença em relação às últimas vez que precisei de atendimento na unidade, o tempo de espera parece menor e o atendimento mais focado”, disse João.
A UPA Industrial, com sua especialização em pediatria e ortopedia, está se mostrando ser uma adição importante ao sistema de saúde local. “Seu funcionamento eficaz e a redução da pressão sobre outras unidades estão beneficiando diretamente os moradores, garantindo atendimento médico de qualidade quando mais necessário”, finalizou Mac.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: João Pedro Alcântara/PMC