O Projeto Juventude Cidadã encerrou as atividades de 2023 na Escola Municipal José Silvino Diniz, na região Petrolândia. O projeto, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), buscou ao longo do ano o engajamento da comunidade escolar na prevenção de atos delituosos, na sensibilização e participação dos estudantes na construção de relações mais respeitosas, promoção da cidadania e a garantia de espaços públicos mais seguros no município.
Ao todo, foram 30 estudantes que, ao longo de três meses, puderam ter acesso a palestras, excursões, cinema, parques e visitas a órgãos públicos, como a Câmara Municipal. Tudo direcionado para contribuir na formação cidadã dos adolescentes.
A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, salientou a importância desses encontros. "Todos os encontros tinham um objetivo: formar os alunos como lideranças dentro escola. Hoje eles são uma juventude cidadã de braços dados com a Guarda Civil de Contagem. Além de ajudarem a multiplicar tudo que eles aprenderam, cuidam da escola e da cidade”, salientou.
Nas palestras, com foco na juventude e no futuro, os alunos aprenderam sobre namoro, afetividade e prevenção à violência doméstica. Também foram abordados assuntos sobre a formação humana desde a infância; denúncias de crimes contra a mulher, entre outros assuntos.
Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem os órgãos do poder público municipal, podendo ver de perto como toda a parte institucional desses órgãos funcionam.
Também participaram de excursões culturais, sessões de cinemas gratuitos. Os estudantes conheceram a Estação Juventude, um espaço dentro do município onde são oferecidas oficinas culturais; o Parque Gentil Diniz, onde tiveram a oportunidade fazer uma visita guiada, em que aprenderam sobre riscos hidrológicos e geológicos com a Defesa Civil de Contagem; e o Parque Fernão Dias, onde foram debatidos temas como direitos das crianças e dos adolescentes e noções de meio ambiente.
“O Programa Juventude Cidadã buscou incentivar e potencializar a participação de crianças, adolescentes e jovens, na política de segurança pública”, destacou o superintendente de Prevenção à Violência, Natal Diniz. Ao final do evento solene, os alunos da E.M. José Silvino Diniz ainda foram prestigiados com uma formatura na própria escola. A estudante do 6ª ano, Maria Luiza da Silva, ganhadora do concurso de redação e uma das formandas, celebrou. “Eu vejo o desempenho e a importância que o projeto tem na formação. Tenho a sensação de gratidão, pois aprendi muito sobre autoconhecimento e amor próprio”, finalizou.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos. Ronnie Von/PMC