Contagem encara um dos maiores desafios das cidades atuais, que é a limpeza urbana e a destinação do lixo. Os serviços chamados de zeladoria não tratam apenas de varrição e coleta, mas também de capina e manutenções periódicas, visando conservar as áreas públicas, preservar o meio ambiente, cuidar da estética urbana e até da saúde coletiva.
Neste ano, a Regional Industrial realizou, de janeiro a agosto, 212 intervenções em todos os bairros que compõem o território, entre capinas manuais, roçadas mecanizadas e limpeza geral. As capinas têm como objetivo retirar vegetação pela raiz para manter a limpeza e conter o seu crescimento em calçadas e vias públicas, evitando, assim, acidentes com pedestres; já as roçadas aparam o mato no tamanho adequado para manter a segurança de quem transita na cidade, evitar a proliferação de vetores, além de deixá-la mais bonita.
A administradora regional do Industrial, Renata Gomes, lembra que uma cidade limpa e segura envolve os esforços de todos – gestores, profissionais de zeladoria e a população. “É fundamental que os moradores não joguem lixo nas ruas. Estamos empenhados em conscientizar a população que mora no entorno de pontos tradicionais de descarte irregular, porque é um hábito que se vira contra a própria população, por meio da proliferação de ratos, baratas e etc. Quando o assunto é limpeza e segurança, a responsabilidade e o interesse têm que ser de todos”, pontuou.