14 NOV 2023
GABINETE DA PREFEITA
Gestores municipais visitam conglomerado francês e estreitam relações com a França
Foto: Luci Sallum/PMC

A convite da embaixada francesa no Brasil, a prefeita Marília Campos esteve na sede da Vinci Energies - grupo empresarial entre os 40 maiores da França -, nesta terça-feira (14/11), para conhecer a empresa. A visita também foi uma forma de estreitar os laços entre a cidade de Contagem e a França.

O primeiro contato da prefeita com a embaixada aconteceu em dezembro de 2021, quando ela foi em missão oficial à França para conhecer as cidades de Lille, Lens, Rennes e Nantes, municípios que, como Contagem, têm um passado e sua história ligados à indústria. No caso das cidades francesas houve um declínio das atividade industriais e elas iniciaram uma articulação estratégica de políticas públicas que transformaram a cultura em um vetor de crescimento econômico.

“Realizamos intervenções urbanísticas, socioambientais e em áreas culturais que promoveram a cultura como identidade e como atração turística”, explicou o adido de Cooperação e de Ação Cultural francês em Minas Gerais, Vincent Nédélec.

A prefeita Marília Campos destacou dois projetos implementados no município inspirados durante o intercâmbio. “Nossa passagem pela França nos proporcionou um grande aprendizado, que inspirou duas políticas públicas aqui no município: a Estação Juventude, na região Eldorado, e o CEU das Artes, na região da Ressaca”.

Conglomerado empresarial

O Vinci é um grupo construtor e de gestão de concessões. Eles têm vários contratos de concessões rodoviárias no Brasil; detêm o contrato de gestão de oito aeroportos brasileiros, entre outros empreendimentos. A Vinci Energies é o braço do conglomerado para projetos de construção elétrica, de informação e comunicação, e na elaboração de soluções voltadas ao desenvolvimento industrial.

Em Contagem, a unidade da Vinci Energies atua no segmento de soluções e serviços de tecnologia de informação e comunicação, fabricando infraestruturas para o gerenciamento de todo o ciclo de vida dos dados: coleta, transmissão, armazenamento, processamento, análise, compartilhamento e proteção.

A empresa chegou a Contagem em 2015, quando adquiriu a Orteng Engenharias S.A., como parte das estratégias do grupo para se consolidar no mercado brasileiro. “Quando começamos aqui, a empresa tinha um quadro de 280 colaboradores. Atualmente esse quantitativo chegou em 500 e estamos reformando nossas instalações para ampliar esse número”, destacou o diretor financeiro do grupo, Frederico Gomide.

Na planta de operações de Contagem os principais clientes são as indústrias pesadas e de mineração. A empresa tem uma área total de 3.000 metros de escritório e mais 6.000 metros de fábrica.

Projetos sociais

O grupo apoia várias atividades sociais no município. Uma delas é um trabalho realizado pela empresa com a Escola Municipal Sandra Rocha, localizada no bairro Parque São João – comunidade vizinha à empresa. Eles levaram um médico oftalmologista para fazer consultas com os alunos e doaram óculos para todos os que apresentaram alguma dificuldade visual.

Na segunda etapa dessa ação, a equipe da Vinci Energies vai levar um técnico de higiene bucal para realizar consultas com os estudantes, distribuirão kits de higiene bucal e promoverão palestras sobre a importância dos cuidados e a correta higienização dos dentes.

Mas uma ação desenvolvida pela empresa chamou a atenção da prefeita: a inclusão de mulheres no processo fabril da empresa.

A responsável Administrativa Financeira da unidade Actemium Power Industry, Ana Coimbra, conta que, em 2022, eles constataram a pouca presença de mulheres no “chão da fábrica” da empresa. “Percebemos que nós não recebíamos currículos de mulheres para trabalhar com a gente”. Foi quando eles firmaram uma parceria com o Senai para treinamento e formação específica de mulheres para o processo industrial da empresa.

Ao final, a prefeita Marília Campos falou das atividades desenvolvidas pela Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e sugeriu o encaminhamento de uma parceria para um programa de estágio ou de menor aprendiz com os alunos da instituição.

Durante a visita, Marília estava acompanhada da subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Elaine Oliveira, e do secretário municipal de Cultura, José Ramoniele. Também estiveram presentes o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo, Gérard Marechal; o delegado do Serviço Econômico Regional do governo francês no Brasil, François Xavier Flamand; a assessora de comunicação do serviço consular, Cláudia Braillard Ceccadi; e a tradutora e intérprete, Sophie Lesage. Da Vinci Energies os diretores Raja Dutra e Samuel Ferreira; a Gerente de Comunicação, Adriene Silva; a diretora de compliance, Andressa Brandão; e os Business Unit Manager, Flávio Gomide e Tarcísio Godoi.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Guilherme Jorgui / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo