31 OUT 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
Mais cuidado: Contagem lança Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil para 2023-2024

A Prefeitura de Contagem lançou, nesta terça-feira (31/10), o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que tem como objetivo estabelecer procedimentos para a gestão de riscos e desastres, permitindo uma atuação mais qualificada e coordenada dos órgãos envolvidos, o que contribui para a redução de danos e prejuízos decorrentes de desastres naturais e catástrofes socioambientais.

Em 265 páginas, o documento destaca cenários e ações efetivas fundamentais para que o município esteja preparado para lidar de forma eficaz e rápida. O plano foi desenvolvido com base nas vulnerabilidades do município, considerando as características geográficas, climáticas e sociais da região.

O documento apresenta informações sobre monitoramento, alerta e resposta, além de ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários. Ele também elenca os órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres em Contagem, bem como as funções e responsabilidades de cada um deles.

“O município já tem dado uma resposta para mitigar esse problema em relação às águas. Além de pequenas intervenções e ações preventivas, estamos com um pacote de obras sendo realizado e que trará resultados efetivos para a população”, comentou o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria.

Para a líder comunitária do bairro Pedra Azul e representante à mesa dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Maria Aparecida Ferreira, o Plancon é uma “revolução” no que diz respeito ao cuidado do Executivo para com as pessoas que sofreram por anos com as chuvas e deslizamentos. “O plano é um presente para as comunidades contagenses que sofreram por anos com a perda de entes queridos e objetos pessoais. É mais uma ação que demonstra o olhar atento da Prefeitura para o povo, com mais dignidade”, disse.

O Plancon é um documento instrutivo e de consulta popular. Além das instituições públicas, ele também recebeu adendos dos próprios moradores que, por conhecerem suas respectivas regiões, deram contribuição em algumas páginas. A cidade conta atualmente com 255 áreas de riscos, sendo 150 hidrológicos e 105 geológicos, mapeados e atualizados desde o ano de 2021.

“Vale lembrar que o Plancon é um documento coletivo de respostas e voltado para a prevenção. Nós temos a ciência que risco não é nada aleatório e que poderão surgir ameaças concretas dentro do município e que para isso estejamos prontos. Esperamos que todos que ajudaram na construção do plano sigam essa cartilha de segurança que elaboramos”, destacou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes.

Ao final do evento, diversas autoridades assinaram o documento que já está valendo até 2024 nas ações que possam surgir na cidade de Contagem. “Não podemos deixar de agradecer a contribuição das secretarias, instituições públicas e núcleos comunitários que auxiliaram na construção do Plancon e que foi feito a várias mãos. A construção desse documento é voltado à prevenção a várias mãos”, finalizou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum/PMC

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo