Literatura, gastronomia, artesanato, vestuário e arte são apenas alguns dos atrativos da 5ª Feira Mercado Afro de Contagem, que foi sucesso nas edições anteriores, atraindo a presença de milhares de pessoas. Nesta edição, a feira contará ainda com uma atração musical especial: a cantora Mart’nália, que se apresentará no sábado, às 20h, no sambódromo, local onde acontecerão as demais atividades, nos dias 17 e 18 de novembro.
Para promover a inclusão e gerar oportunidade de renda, um chamamento público foi aberto para empreendedores do município participarem da iniciativa. Ao todo serão 42 empreendimentos, que vão expor e comercializar produtos diversos.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, a iniciativa é de suma importância para a cidade e para a comunidade afrodescendente, pois aborda temas fundamentais como potência, ancestralidade, pertencimento, cultura e fortalecimento dos empreendimentos negros.
“A feira é um evento de muitas histórias, das pessoas, dos produtos, da cultura afro. “Nos anos anteriores, presenciamos muitas interações, conversas, trocas de experiências. Vimos consumidores falando da própria vida e também ouvindo as curiosidades dos expositores. Será, certamente, também nesse sentido, um momento de celebração”, contou.
Tiffany informou que, em breve, a programação será divulgada e estará cheia de representatividade. “Esperamos que os moradores de Contagem e das cidades do entorno venham, conheçam e gostem”, convidou.
A Feira Mercado Afro
A Feira Mercado Afro é uma celebração da riqueza da cultura afro-brasileira e uma demonstração dos valores que essa cultura traz para a sociedade, sendo uma oportunidade de reconhecimento das contribuições significativas da comunidade negra à sociedade, com resgate de valores e valorização da história e identidades.
Além disso, desempenha um papel vital no fortalecimento dos empreendimentos. “Estamos comprometidos em promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento econômico sustentável. A feira é importante nesse sentido, não sendo tão somente um evento, mas mais um passo de uma jornada contínua de empoderamento e fortalecimento da comunidade afrodescendente em nossa cidade”, completou.