Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
OUT
13
13 OUT 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SERVIÇO
Campanha “Desperdício Zero” volta a acontecer nos três restaurantes populares de Contagem
receba notícias

Em seguimento às ações que vêm ocorrendo desde junho de 2023, a Prefeitura de Contagem voltará a promover a Campanha “Desperdício Zero”, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, nos três restaurantes populares. As ações acontecerão nos dias 24 e 25/10, junto aos usuários, entre 11h e 14h.

“Esta ação a gente faz de forma recorrente e periódica. Os resultados já acontecem, com diminuição de mais de 20% no desperdício desde que iniciamos, mas nossa meta é, literalmente, zerar o descarte. O alimento tem um custo e, mais do que isso, um valor social ainda maior, já que muitas pessoas, diariamente, muitas vezes não têm o que comer”, disse a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda.

A iniciativa foi motivada a partir de um acompanhamento feito nos restaurantes que constatou uma grande quantidade de alimentos sendo jogados fora. Diante disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, responsável pelo gerenciamento das unidades, iniciou um levantamento para entender o motivo do desperdício: se era porque serviram a mais, se a pessoa estava sem muita fome ou se a comida não estava boa. 

“O usuário tem toda a liberdade de falar para o atendente do restaurante o que quer. Se quer um pouco a mais ou menos, se não quer algo, para que seja servido aquilo que realmente será consumido”, contou a nutricionista e coordenadora do projeto, Renata Borges. 

A nutricionista explicou que as ações de conscientização foram feitas em dois dias, em semanas diferentes, em cada unidade, e o resultado foi muito bom. Durante a mobilização, os usuários que não desperdiçaram a comida receberam um pirulito e um cartão de “parabéns” como forma de reconhecimento. 

“Assim as pessoas têm sido conscientizadas. É um trabalho que já trouxe um resultado quantitativo bom, mas que precisamos fazer de forma periódica, a fim de que acabe se tornando um hábito das pessoas se alimentarem sem desperdiçar”, pontuou. “Sabemos que não é da noite para o dia que as pessoas mudam de hábito. Por isso iremos insistir, realizando a mobilização a cada 45 dias, comunicando sistematicamente com as pessoas, na busca por melhorar os resultados”, completou a nutricionista. 

Compromisso com o social

Os três restaurantes populares de Contagem (Ressaca, Nova Contagem e Eldorado) ofertam, diariamente, refeições saborosas e saudáveis aos frequentadores. Ao todo são 4350 por dia, mais de 90 mil por mês, a um preço de R$ 5,50. Cada cliente pode saborear um cardápio variado, composto por arroz, feijão, carne, salada, uma guarnição e sobremesa. Tudo feito e servido com muito carinho.


Serviço:

* Restaurante Popular de Nova Contagem

Horário do Almoço: 10h30 às 14h

Horário do Jantar: 17h às 19h30

R. Maria José Chiodi, 37 – Nova Contagem

* Restaurante Popular Eldorado

Horário do Almoço: 10h30 às 14h

R. Madre Margherita Fontanaresa, 420 – Eldorado

Telefone: 3352-2963

* Restaurante Popular Ressaca

Horário do Almoço: 10h30 às 14h

Alameda das Andorinhas, 265 – Cabral

Telefone: 3331-1375

Autor: João Cavalcanti
Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia