Para levar informação e noções de segurança e proteção social aos moradores da região do Riacho, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), participou do “Câmara na Rua”, no último sábado (19/8). Durante o evento, houve apresentação da Banda da Guarda Civil de Contagem (GCC) e foram disponibilizadas pela secretaria duas tendas, nas quais estavam equipes da Defesa e da GCC .
O Câmara na Rua é uma parceria do Legislativo com o Executivo, sendo a Prefeitura representada pelas secretarias, por meio da exposição dos principais serviços municipais. “Quanto à Defesa Social, nós trouxemos um pouco de sensibilização em relação ao trabalho da Guarda Civil, especificamente da Patrulha Escolar e da banda, e da Defesa Civil, com informações e noções dos perigos ocasionados pelos fenômenos da natureza. Na oportunidade, realizamos uma oficina interativa que permitiu a confecção de pluviômetros domésticos”, destacou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
A Defesa Social também teve a oportunidade de apresentar as atividades das patrulhas da Mulher e de Proteção Escolar, buscando uma aproximação com os participantes. Foram disponibilizados alguns equipamentos utilizados pela Guarda Civil, como escudos, capacetes e tonfas, além do Mascote Duda, que proporciona diversão com a criançada e, até mesmo com adultos.
Mascotes da GCC interagiram com as crianças - Foto: Kauan Brito/PMC
“Acho importante a participação da Guarda em um evento que promove ação social com diversos serviços para população, com opções de lazer e apresentação artística. É uma forma da população conhecer nosso trabalho e principalmente os meios de acionamentos”, explicou a gerente da Patrulha Escolar, Renata Nunes de Jesus.
Ainda durante o evento, a Superintendência de Prevenção à Violência realizou um trabalho de distribuição de folders com os contatos dos serviços de emergência e de utilidade pública para informar a população dos serviços disponíveis, seja para tirar dúvidas ou solicitar o auxílio necessário. Nos folders continham os números da Guarda (153); Polícia Militar (190); Corpo de Bombeiros (193); Defesa Civil (199); Denúncia da Mulher (180), entre outros.
Para o diretor de Prevenção à Violência, Bruno Carvalho, a ação tem a pretensão de dar visibilidade aos serviços da secretaria, que são voltados à segurança e proteção social, principalmente em casos emergenciais, podendo assim agilizar qualquer situação e evitar tragédias. “Esta ação levou várias opções de recursos de conhecimento para toda a população, tendo como foco a prevenção. O importante é possibilitar que a população fique bem informada”, finalizou.