Atendendo às denúncias da população, foi realizada em Nova Contagem uma fiscalização com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar dos animais, além da segurança dos cidadãos frente às doenças transmitidas por carrapatos. A ação resultou em quatro notificações e o recolhimento pelo Meio Ambiente de cinco animais que estavam em área pública. A ação foi realizada pelo Comitê de Fiscalização do Município de Contagem, Comfisc, em parceria com a Administração Regional Vargem das Flores, a Superintendência de Defesa Animal, a fiscalização da Vigilância Sanitária, o controle de Zoonoses e a Guarda Civil.
De acordo com o assessor do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), Gregorio Abjuad, as denúncias recebidas indicavam criação de animais em situação de maus tratos, infestação de carrapatos, focos de dengue e suspeita de febre maculosa. Ele enfatizou que as ações de prevenção já estavam sendo realizadas antes da fiscalização.
“As denúncias de criação de cavalos em condições insalubres estão causando vários transtornos para os moradores próximos. Tendo em vista que está tendo uma infestação muito grande de carrapatos por conta dessa criação, é fundamental esta ação conjunta, a fim de tentar resolver o problema. No local já existe uma equipe, que a administração regional mobilizou, que está trabalhando para controlar e minimizar a proliferação dos carrapatos”, destacou Gregrorio.
A veterinária da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) no Distrito Vargem das Flores, Geisiele Barcelo, contou que antes da fiscalização foram realizados sete banhos nos animais e duas dedetizações nos campos próximos. Disse ainda que no local onde os animais eram criados, foi utilizado inseticidas, o que conteve a situação quanto aos carrapatos: “O controle ambiental para evitar essa infestação é um trabalho difícil. Contudo, com estas ações conseguimos reduzir o problema”.
Atualmente, a fiscalização atua também em relação aos maus tratos aos animais de pequeno e grande porte, caracterizando os casos, atuando nos processos administrativos e buscando resolução imediata, incluindo, em alguns casos, o recolhimento do animal, além da aplicação de medidas educativas ou legais para combater a prática.
O médico veterinário e diretor de defesa animal da Superintendência de Defesa Animal, Gilson Dias, afirmou que durante a fiscalização foram avaliadas as condições físicas e de criação dos animais para a tomada de decisão. “Sabemos que vários carroceiros tratam bem os animais ao exercerem a sua profissão, mas sempre nos deparamos com algumas situações de maus tratos, onde os animais estão mal nutridos, submetidos a condições que precisam de um atendimento veterinário”.
Segundo o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Alves, a ação foi um sucesso e, a partir de agora, haverá monitoramento constante no local e que os animais recolhidos foram apreendidos. “Com as notificações, o monitoramento do espaço vai ocorrer de forma permanente e o espaço passará por uma nova limpeza para garantir a proteção contra a contaminação por carrapatos. Os proprietários dos cavalos recolhidos deverão apresentar uma defesa para análise dos veterinários, para então dar seguimento às ações protocolares”. Ös animais foram encaminhados para um curral e só poderão ser retirados após uma análise, o que é um protocolo neste caso", completou.
Para fazer uma denúncia, o morador de Contagem pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo e-mail semad.gabinete@contagem.mg.gov.br ou se dirigir à administração regional de Vargem das Flores, presencialmente, no endereço av. Retiro dos Imigrantes, 1131, bairro Retiro.









