A Prefeitura realizou no dia 16/6, seminário denominado “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif)”, no auditório da Una Contagem. O objetivo do evento, além de apresentar os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, era dar oportunidade às reflexões sobre as atividades desenvolvidas nos serviços tipificados, seus objetivos e resultados.
Outro tópico importante discutido foi a articulação da aproximação do trabalho social com as famílias atendidas e o entendimento com a rede intersetorial (saúde, educação, cultura, esporte, emprego, habitação, entre outras) com intuito de promover a melhoria da qualidade de vida da população atendida.
O serviço em debate é feito pela Proteção Social Especial de Média Complexidade, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e visa ao atendimento domiciliar às pessoas com deficiência e idosas com dificuldade de mobilidade e que tiveram suas limitações agravadas por conta da vivência de violação de direitos.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, pontuou que “temos um compromisso enorme, demos um passo importante na consolidação das diretrizes, além de possibilitar a quem está chegando no trabalho seja bem orientado”. “Enquanto política pública temos um grande desafio para que consigamos não só um alto número de pessoas atendidas, mas também que tudo isso ocorra com qualidade”, completou.
O seminário
O seminário surgiu, também, da necessidade de produção de materiais orientativos sobre o serviço e de discussão ampliada sobre o tema proposto, uma vez que houve uma crescente quanto ao número de casos de violação de direitos contra idosos, pessoas com deficiência e/ou com dificuldade de mobilidade atendidas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social(Creas). Na oportunidade, foi lançado, pioneiramente, em Contagem, o “Caderno de Orientações Técnicas do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência Idosas e suas Famílias”, e a “Cartilha da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência”.
Após a mesa de abertura, houve uma palestra da das técnicas de referência do serviço do Pedif, Laura Paulino, e do Creas Sede, Cássia Rodrigues, que fizeram a apresentação do cenário de execução do “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias” em Contagem. Em seguida, ocorreu a apresentação acerca do Caderno de Orientações Técnicas e palestra sobre a cartilha da pessoa idosa e da pessoa com deficiência.
Para o usuário do serviço, Alexandre Martins Pereira dos Santos, entender os familiares, principalmente das pessoas que são responsáveis diretamente das pessoas idosas, que é o seu caso, traz conhecimento para que possa ser colocado em prática. “Após a entrada do serviço em minha casa, minha mãe, idosa, teve uma melhora muito grande. Tenho ainda muitos obstáculos. No entanto, tenho conseguido resolver as situações mesmo que sozinho às vezes e, em outras, com suporte dos profissionais do Creas. Juntos conseguimos, a cada dia, dar mais qualidade de vida para ela”, contou. “Antes eu sentia muita depressão, chorava muito. Agora não, estou mais confiante”, revelou.
Participaram do seminário o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino; o analista da Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Rafael Andrade; as subsecretárias de Desenvolvimento Social e de Trabalho e Geração de Renda, Michele Caldeira e Mara de Castro, respectivamente; e a presidente do conselho municipal do Idoso de Contagem, Dalva Santana.
Galeria de fotos: Adelcio Ramos