Já é junho e os arraiás pipocam pela cidade. Além das festas promovidas em cada regional pela Prefeitura de Contagem, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão promovendo seus festejos. Neste final de semana, o Cemei Vereador João Evangelista Fernandes, o “Gabrielinha”, localizado ao lado da Escola Municipal Dona Gabriela Leite Araújo, na comunidade Vila da Paz, região Industrial, também reuniu a comunidade escolar para diversão com uma apresentação de quadrilha e comidas. Ao todo participaram 300 alunos, sendo 120 alunos do 1º ao 5º ano, da escola convidada e 180 do próprio Cemei.
Com o tema “O trem bão de Minas”, os pequenos vieram ao longo dos últimos dois meses trabalhando na decoração da festa. Por meio de desenhos, pinturas e a utilização de diversos materiais, como caixotes, os estudantes criaram símbolos de Minas como a Maria Fumaça e também símbolos culturais de Contagem como a Casa Rosa, a Casa Amarela e a Casa de Cacos, espaços revitalizados e reabertos recentemente para visitação.
A decoração ainda trouxe o fogão à lenha, o famoso queijo mineiro, a broa de milho e o próprio milho como não podia faltar. No cardápio foram distribuídas 300 porções de strogonoff de frango doados pela escola convidada.
A animação ficou por conta dos pequenos vestidos à caráter para a quadrilha tradicional. De acordo com a diretora da unidade, Alessandra Andrade, a festa foi muito importante esse ano para fortalecer o vínculo da comunidade com as escolas. Na final do ano passado e no início deste ano, as escolas ficaram no meio da briga de gangues rivais, o que levou ao reforço da segurança, com presença ostensiva da Guarda Municipal de Contagem e da Polícia Militar na escola e no Cemei.
“Meu sentimento é de gratidão e de dever cumprido, pois a escola é da comunidade e deve fazer o seu papel social de acolher e promover esses momentos culturais. Foi emocionante ver o quanto toda a comunidade escolar estava feliz!”, comentou a diretora.
Quem também ficou satisfeita e feliz pelo encontro foi a mãe da aluna Maria Cecília Fernandes, a técnica em qualidade, Elaine Xavier. Essa foi a primeira vez que a filha de 3 anos participou do arraiá do Cemei. “A família toda estava presente nesse evento tão esperando por nós. Que encanto a organização,a decoração, as comidas, tudo tão bem preparado, tudo muito lindo e muito gostoso. Minha família ficou encantada e eu como mãe e, sendo nossa primeira participação, só temos a agradecer a toda equipe por nos proporcionar uma festa tão encantadora que vai ficar não só registrado em nosso álbum de fotos, mas em nossas memórias.”