A manhã deste sábado (17/6) foi especial para moradores do bairro Inconfidentes que são assistidos ou que participam das atividades de voluntariado da Associação de Apoio Social e Cultural Renascer, pois se reuniram em um caloroso encontro para um café especial de congraçamento. A Renascer gerencia os restaurantes populares da cidade e as Cozinhas Comunitárias Municipais.
Também presente e convidada pela diretora e fundadora da Renascer, Maria Imaculada do Carmo Gomes, a prefeita Marília Campos participou do encontro, conversou com as pessoas e visitou as dependências da sede da Organização Social Civill (OSC), que há 30 anos vem atuando com famílias carentes da região Industrial.
Entre as atividades estão fisioterapia, reforço escolar, psicologia, dança, oficina de corte e costura e de brinquedos e terapia ocupacional. Além das oficinas e atendimentos diversos, a entidade auxilia 600 famílias do Inconfidentes com um kit contendo frutas e legumes.
A prefeita retornou à entidade onde esteve em 2011 e, neste sábado, recebeu do diretor Renato Silva uma placa comemorativa da visita e de agradecimento pelo apoio que a Prefeitura tem prestado à Renascer.
“Os anos vão se passando e muitos têm uma imagem carinhosa de mim, pois me lembro de muitas ações das entidades sociais atuantes na cidade. Estou passando aqui para deixar o meu abraço e agradecer a parceria que existe entre o poder público e entidades sérias como esta”, disse a prefeita ao acrescentar que sabe do sofrimento físico e psicológico das famílias, das pessoas e, principalmente, após os anos de auge da pandemia. "A gente não consegue assistir só com o Executivo, por isso, reconheço e agradeço não só a parceria desta mas de outras entidades de Contagem”, disse.
Três décadas de atividades sociais
A prefeita também disse que vai retornar à região, em breve, para entregar a revitalização da praça Marília de Dirceu e inaugurar a UPA Monte Cristo. Marília também convidou todos a participarem dos festejos do Arraiá de Contagem, que neste sábado é no Centro Social Urbano - CSU Amazonas.
Como foi ressaltado pela diretora Maria do Carmo, as décadas de existência da Renascer e os 28 anos de registro oficial como entidade trazem histórias diversas, desde quando criaram uma pequena sala para o chamado “Para Casa”, que era o reforço escolar e, depois, com uma academia de ginástica."Hoje temos o trabalho voluntário de fisioterapeuta, por dois dias e, porque é gratuito, estamos com uma fila para atender. Por isso, peço que a comunidade aqui ateste o que digo, pois a Renascer faz parte do cotidiano dessas famílias”, disse a diretora.
Segundo a diretoria, a Renascer é uma entidade filantrópica cadastrada para receber apoio municipal como outras entidades que desenvolvem assistência social. Também é regulamentada no Conselho Municipal de Assistência Social, tendo sido aprovada no Chamamento Público no fim de 2022, quando firmou parceria com a Prefeitura, que, por sua vez, repassa recursos para que a entidade gerencie toda a parte de funcionamento das Cozinhas Comunitárias Municipais e os Restaurantes Populares, desde as contratações até a compra ou o recebimento de alimentos.
Os três restaurantes populares existentes fornecem 4.300 refeições por dia a um custo de R$ 5,50 cada refeição. E as Cozinhas Comunitárias Municipais - como lembrou a prefeita - fornecem 2.000 refeições gratuitas a famílias com maior vulnerabilidade social.
Dentre as pessoas beneficiadas com a Renascer, esteve no encontro Jorge José dos Santos, morador na mesma rua em que se situa a entidade. Ele é um dos moradores que recebe semanalmente um kit com legumes e frutas. “São décadas que eu ou minha família recebemos auxílio daqui. Minha esposa faz fisioterapia aqui”, informou ele, que tem sete filhos, 12 netos e três bisnetos.
Também participaram do encontro na Renascer, o deputado estadual Ricardo Campos, secretários municipais e a administradora regional, Renata Gomes.
Autor: Noeme Ramos / Edição e revisão: Rodrigo Freitas