No domingo (4/6), cerca de 40 jovens participaram, na Feira do bairro Amazonas, do encerramento do Projeto “Juventude Ativa”, etapa desenvolvida na região Industrial. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura, incentiva a participação de adolescentes e jovens, em atividades que estimulem a conscientização para a não-violência. O evento contou com a participação da banda da Guarda Civil de Contagem.
A secretária de Defesa Social, Viviane França, explicou que é mais um projeto voltado à segurança, desenvolvido no município. “A iniciativa não acaba por aqui, com o encerramento dessa etapa, pois esses 40 jovens formados serão multiplicadores da cidadania e da cultura pela paz na região”.
Ela destacou que o objetivo é levar o projeto a outros pontos da cidade. “A administração municipal anunciou a liberação de R$ 200 mil, ainda neste ano, para que o projeto seja desenvolvido em outras três regiões”, destacou.
De acordo com a técnica do Juventude Ativa, Graciana Fulgêncio, a ideia é promover o protagonismo juvenil. “Foram quatro meses de trabalho nas regionais Industrial e Nacional, escolhidas pelo risco oferecido para os jovens desses territórios. Tivemos atividades de grafite, oficinas de dança, rodas de conversa com a Guarda Civil, entre outras atividades. Levamos engajamento para os jovens e temos certeza que estão capacitados par administrar conflitos”, ressaltou. A Associação Shekinah foi a instituição ganhadora da licitação para coordenar o Juventude Ativa e também responsável pela contratação dos profissionais que atuaram dentro no projeto.
Um dos jovens atendidos, João Vítor Coelho da Cruz, 16, disse que a oportunidade de socializar foi fundamental para o bom andamento do projeto. “Aprendemos que há várias formas de expressar, inclusive pela arte, falamos sobre problemas sociais e fiz grandes amigos que vou levar para a vida”.
A gestora do Juventude Ativa, Sheila Abreu, afirmou que o projeto é de extrema importância para os jovens de Contagem, pois os participantes serão protagonistas e multiplicadores nos locais onde vivem. “Esperamos que os índices de violência sejam reduzidos nessas comunidades e a cultura da paz seja uma bandeira daqui para frente”, finalizou.
Juventude Ativa
A Prefeitura de Contagem implantou, em outubro de 2022, o Projeto Juventude Ativa: Eixo de Formação e Engajamento, atendendo, especialmente, jovens em regiões mais carentes da cidade. A iniciativa é pautada a partir de ações de mobilização e formação de eixos transversais de maneira a estimular a participação e engajamento de adolescentes e jovens, tornando-os protagonistas em ações que promovam a prevenção primária às violências, além da criação e manutenção de territórios seguros e apoio a iniciativas de projetos desenvolvidos pelos mesmos.
Foram organizadas oficinas, atividades e intervenções, práticas e teóricas, que incentivem a participação dos jovens moradores das regiões atendidas, na criação de projetos e cursos de ação para prevenir a violência e promover ambientes mais seguros. Além da promoção de trocas de experiência entre os jovens atendidos e membros das forças de segurança do município. O projeto conta com a participação da Banda da Guarda Civil de Contagem, de maneira a incorporar elementos artísticos musicais, na tentativa de ressignificar as formas de comunicação entre todos, do que vem de dentro para fora.
De acordo com Graciana Fulgêncio, assistente social da Associação Shekinah, o Juventude Ativa busca o protagonismo juvenil. “Foram quatro meses de trabalho nas regionais Industrial e Nacional, escolhidas pelo risco oferecido para os jovens desses territórios. Tivemos atividades de grafite, oficinas de dança, rodas de conversa com a Guarda Civil. Levamos engajamento para os jovens e temos certeza que são capacitados par administrar conflitos”, ressaltou. A Associação Shekinah foi a instituição ganhadora da licitação para coordenar o Juventude Ativa e foi responsável pela contratação dos profissionais que atuaram dentro no projeto.