Dar à luz a uma criança é um instante de grande expectativa e proporcionar condições que atendam todas as necessidades da mãe e o bem-estar do bebê é um dos compromissos da Prefeitura de Contagem. Por isso, o Centro Materno Infantil (CMI) possui toda a infra estrutura para receber as mães antes, durante e depois do parto. Além de promover investimentos constantes para realizar partos cada vez mais humanizados e, assim tornar a lembrança do nascimento algo bom e inesquecível.
O CMI é referência na atenção ao parto, nascimento e atendimento de alto risco na microrregião de Contagem. Com 197 leitos e apoio da Casa de Gestante bebê e Puérpera, com mais de dez leitos de internação, oferece atendimento às intercorrências clínicas da gestação, assistência ao parto de risco habitual e de alto risco, puerpério, urgências/cirurgias ginecológicas, situação de abortamento, violência sexual, assistência à criança e neonatal.
Parto Humanizado
O Centro Materno Infantil faz parte da Rede Cegonha e segue os protocolos do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade da mulher durante a gravidez, ou até 42 dias depois do parto. Apto para receber as mães antes, durante e depois do parto, enfatizando a humanização nos atendimentos, está preparado para apoiar, acolher e assistir do início ao fim o trabalho de parto, e tornar a experiência de ser mãe, a melhor possível.
Conta também com alojamento materno, proporcionando às mães dos bebês que estão internados na UTI Neonatal, a oportunidade de estarem próximas aos seus filhos em tempo integral, fortalecendo o vínculo e o aleitamento materno. O local possui, ainda, posto de coleta de leite humano, onde as mães são orientadas na retirada de leite para administrar aos seus filhos, quando impossibilitadas de amamentar por algum período.
Além de todos os recursos, em 2022, o CMI ocupou o 2º lugar em número de partos realizados por mês, e menor taxa de cesáreas em relação às principais maternidades da região, priorizando sempre a saúde da mãe e do bebê no trabalho de parto.
Mãe Contagense
O Programa Mãe Contagense oferece uma visita guiada para gestantes, ao Centro Materno Infantil. A visita tem como objetivo, familiarizar as grávidas com o ambiente hospitalar em que ela terá o bebê, auxiliar no empoderamento, para que tenham um trabalho de parto mais tranquilo, possibilitando que não cheguem ao processo tão cheias de mitos e medos.
“A partir do momento em que a gestante conhece a maternidade, ela pode tirar suas dúvidas e se familiarizar com o espaço, minimizando o medo e a ansiedade, facilitando a assistência na hora do parto”, esclareceu a assistente social, Érica Gomes, responsável pelo programa.
As gestantes do município recebem orientações sobre os benefícios do parto humanizado e sobre a desmistificação do processo de trabalho de parto. São orientadas sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno, e têm a oportunidade de conhecer o Centro de Parto Normal, os quartos PPPs (pré-parto, parto e pós-parto) onde a equipe consegue proporcionar um ambiente adequado, com menos luminosidade, menos ruído, banheiros privativos, métodos de alívio da dor durante o trabalho de parto (uso da bola de pilates, massagem, chuveiro quente, banheira, musicoterapia), banco de parto e presença da doula comunitária.
"O parto é um evento biológico, social e familiar. Para que a mulher se sinta num ambiente mais acolhedor, sem medo do desconhecido e passe pelo processo do trabalho de parto de forma mais harmoniosa, conhecer o local onde será o nascimento é importante e ajuda a amenizar o medo e ansiedade. O que percebíamos em Contagem, era que as gestantes procuravam as maternidades de BH por desconhecerem as instalações e os serviços prestados por nossa maternidade", ressaltou Érica Gomes.
Ludmila Matias, gestante que procurou o projeto para conhecer a maternidade, contou que ficou muito feliz pelo atendimento e apoio dos profissionais do início ao fim. “Uma pessoa da família me indicou o CMI e eu estou muito feliz de ter participado do programa. Gostei tanto que, uma semana depois, tive o meu parto no CMI e fui muito bem acolhida. Minha pequena Liz nasceu em um ambiente tranquilo, confortável e feliz”.
Carimbo de placenta / Ludmila e Liz - Foto: SSA Contagem/PMC
O Programa Mãe Contagense acontece todas quintas-feiras, às 14h, no Centro Materno Infantil. Para participar, os interessados devem agendar a visita pessoalmente no CMI, ou ligar para o número (31) 3352-2070, ramal 224 (Assistência Social). Também é possível agendar pela UBS mais próxima de sua residência.
Doação de Leite Materno
Outro importante serviço ofertado pelo CMI e que nem todas as mães sabem, é o programa de doação de leite materno. O processo é feito sem que a doadora precise sair de casa. A coleta é feita, regularmente, pela equipe do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH).
Fabiane de Cássia, moradora de Contagem, se tornou doadora de leite materno em setembro de 2022, ela conta como conheceu o programa pela sua própria experiência com as dificuldades da amamentação. “Na época não cheguei a precisar de doação, mas meu filho teve dificuldade em receber o leite nos primeiros dias de vida, e fui orientada a buscar um banco de leite humano”.
Devido à necessidade, Fabiane conheceu o Programa de Doação de Leite Materno de Contagem, e apesar de não ter precisado da doação, sentiu empatia pela causa, e decidiu contribuir. “Impossível colocar em palavras o nosso sentimento. Eu me coloquei no lugar daquelas mães e tive certeza de que iria doar. O leite materno é uma dádiva, e nós mães sabemos como cada gotinha faz a diferença para o bebê. Saber que de alguma forma pude contribuir para vida desses recém-nascidos me traz muita gratidão”, ressaltou Fabiane.
A coleta das doações acontecem uma vez por semana em domicílio, de segunda a quinta-feira, pela manhã após o cadastro. São dadas orientações e materiais para as doadoras, como potes esterilizados. O leite arrecadado é encaminhado para o Banco de Leite Humano Augusta Resende Barbosa, em Betim, para análise, pasteurização e distribuição.
O Posto de Coleta de Leite Humano em Contagem funciona dentro do Centro Materno Infantil (CMI), na avenida João César de Oliveira, 4495, bairro cinco. No local, puérperas do Alojamento Conjunto, que amamentam, também são orientadas sobre a retirada do leite, cuidados com as mamas e como doar leite.
Para ser uma doadora de leite materno, é necessário ter boa saúde, não fumar, nem consumir bebidas alcoólicas e alguns exames de pré-natal são solicitados. Quem estiver amamentando e tiver leite suficiente para o seu bebê e para doação, basta entrar em contato pelo telefone 3363-5300, ramais 244 e 249.