Nos últimos anos, o teleatendimento médico se tornou uma opção cada vez mais popular para pacientes em busca de cuidados de saúde acessíveis, convenientes e seguros. Com a chegada dessa inovação, a Prefeitura de Contagem iniciou um projeto piloto, com a implantação do novo modelo na Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinto Vieira, conhecida como UPA JK, com o intuito de diminuir o tempo de espera por consultas presenciais nas unidades.
O teleatendimento médico envolve a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, por meio de tecnologias de vídeo e áudio, sem a necessidade do contato presencial do médico. Na unidade da UPA JK esta metodologia de atendimento já ocorre a cerca de dez meses, quando foi implantado na unidade, e conta com mais de 14 mil atendimentos realizados neste formato, que totalizam cerca de 70% das consultas realizadas.
Na UPA JK os pacientes passam pela classificação de risco, de acordo com o protocolo institucional, e quando classificados como verde ou azul é ofertado o atendimento on-line. O paciente estando de acordo com o teleatendimento, é direcionado para uma outra recepção onde ocorre o agendamento em uma plataforma digital. Em seguida, um técnico de enfermagem auxilia o usuário na conexão com o médico, que realiza a consulta virtualmente.
De acordo com a administradora da UPA JK, Betânia Claudiano, caso exista necessidade de algum medicamento, o paciente é encaminhado para a sala de medicação para ser atendido por profissionais de enfermagem, juntamente com a prescrição do médico. O acompanhamento médico presencial só ocorre caso haja intercorrência após a ministração do medicamento, caso contrário o paciente recebe alta.
Atualmente a unidade conta com dois pontos de teleatendimento, sendo dois médicos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos finais de semana com um médico no mesmo horário. “Neste momento que estamos vivendo, este novo modelo tem contribuído muito para desafogar o volume de atendimento de pacientes com baixa complexidade. Podendo assim aumentar o foco dos atendimentos presenciais em casos mais graves”, confirmou Betânia.
O objetivo é implantar o projeto de teleatendimento em todas as UPAs do município de Contagem. “A diminuição do tempo de espera é o principal foco do projeto, visando melhorar a experiência tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. O projeto vem facilitando e agilizando os atendimentos que demandam muito mais tempo caso fossem presencial”, afirmou.