A Prefeitura de Contagem iniciou, nessa segunda-feira (11/4), a obra de implantação da pista de caminhada da avenida Riacho das Pedras, localizada no bairro Jardim Riacho. O projeto urbanístico, que prevê também uma nova academia da cidade na praça, que fica no começo da via, vem ao encontro das ações promovidas pelo município para promover e democratizar a prática de esportes e lazer.
Localizada em um bairro com grande fluxo de pessoas, a pista de caminhada visa atender não só a população local, mas também os moradores dos bairros vizinhos como o Parque Durval de Barros e o Flamengo.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, ressaltou que “ter acesso a uma pista de caminhada afeta direta e positivamente a qualidade de vida do cidadão, estimulando a prática da atividade física. Além disso, existe um reflexo direto no cuidado com a saúde”.
Com previsão para término em 90 dias, o plano prevê uma pista de caminhada de aproximadamente 1,8 km lineares, no entorno do canteiro central já existente na avenida Riacho das Pedras, divididos em três trechos. O trecho 1 se localiza entre a avenida Régulus e a avenida Cristal e tem 1.188 metros. O trecho 2 está entre a avenida Cristal e a rua Saturno e conta com mais 587 metros, onde será implementada a nova academia da cidade. Já o trecho 3 compreende a rotatória com passeio e 41 metros de pista.
De acordo com o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota, “além da sinalização feita no asfalto, a pista de caminhada será concretada, como se criássemos uma calçada ao entorno do canteiro da avenida. Assim garantimos a segurança do cidadão durante a prática da caminhada”, ressaltou.
A ação vem sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), por meio de recurso de aproximadamente R$1 milhão, viabilizado por financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O novo espaço público será integrado com a praça Rinaldo Cota Arnaldo, que foi adotada pela empresa Braspress Transportes Urgentes, como parte do Programa “Adoção de Áreas Verdes de Relevância Ambiental Cuidar do Verde” e está sendo revitalizada com recursos privados.