Na última semana, equipes da Diretoria de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DGI/Senasp), estiveram presentes na Secretaria de Defesa Social, para realizar a implantação do Sinesp CAD 3.0, juntamente à Guarda Civil de Contagem.
O Sinesp CAD já se encontra em fase de testes, e Contagem é pioneira na implantação da ferramenta no Brasil. Segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança (Senesp), a nova versão contará com inovações aos profissionais de segurança pública, permitindo uma melhor gestão dos atendimentos e despachos de ocorrências. O sistema irá integrar o atendimento de forças de segurança pública a outros órgãos, possibilitando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta nas ocorrências, além de melhorar o planejamento operacional.
Conforme noticiado anteriormente, com a implantação e o uso do Sinesp CAD, as instituições terão acesso ao banco nacional de dados de segurança, possibilitando consultas operacionais, investigativas e estratégicas para a manutenção da segurança dos municípios. A ferramenta também permite o uso do aplicativo Sinesp Agente de Campo para consulta e registro de incidentes, ocorrências, mandados de prisão e o monitoramento de veículos em tempo real.
Segundo o técnico da Senasp e policial militar no Rio Grande do Norte, Clodoaldo Bandeira, presente na última semana, “Contagem está sendo a primeira cidade a receber a nova versão devido a compatibilidade entre as ocorrências e demandas da Guarda Civil e as funcionalidades existentes no sistema do Sinesp CAD 3.0”. Ele ainda comentou que “a Guarda Civil do município foi uma das que melhor utilizou a última versão, se tornando ideal para a implantação piloto da ferramenta”.
De acordo com o diretor do DGI/Senasp, Felipe Sampaio, a nova versão representa uma grande evolução para as instituições de segurança pública do Brasil. “Essa versão piloto do Sinesp CAD 3.0 traz avanços tecnológicos e melhorias às funcionalidades já existentes no sistema, objetivando ampliar a agilidade no atendimento emergencial ao cidadão. Também proporciona uma maior integração operacional entre os órgãos envolvidos, padronização de tecnologias e compartilhamento de informações”.