A Prefeitura de Contagem está finalizando as obras de implantação do Complexo Viário localizado no bairro Beatriz, na divisa das regiões Sede e Eldorado. O projeto inclui a duplicação do viaduto, já entregue à população, e o novo traçado da avenida João César de Oliveira, etapa que já está na reta final. A intervenção vai melhorar o trânsito e diminuir o tempo de deslocamento de cerca de 80 mil usuários que passam pelo local diariamente.
Os trabalhos foram retomados na terça-feira (14/3), após um período de pausa no início do ano, em virtude das chuvas e de questões contratuais. O novo traçado da av. João César de Oliveira, que está sendo deslocado para a direita no sentido Eldorado, terá uma área de aproximadamente 120 metros e três pistas. A intervenção inclui serviços de terraplanagem, que devem ser finalizados em duas semanas; instalação de rede de drenagem e pavimentação. Ao fim desta etapa, será feita toda a urbanização da área e reforço do piso com capas asfálticas, para que o tráfego intenso de veículos pesados seja melhor suportado.
O engenheiro e supervisor de Obras, Ailton José, detalhou as etapas em execução. “Depois da terraplanagem, já começaremos a parte de pavimentação. Posteriormente, a capa asfáltica, que será uma das últimas coisas a serem feitas por questões logísticas. Fora isso, apenas os serviços de urbanização, com passeio, meios-fios, piso tátil, rampas de acessibilidade, grama e sinalização viária, tanto na horizontal quanto na vertical, pintura dos bordos e da faixa de pedestres. A nossa expectativa é que em dois meses a obra esteja finalizada”, explicou.
Histórico da obra
As obras do Complexo Viário do Beatriz fazem parte dos investimentos da Prefeitura de Contagem para melhorar a mobilidade do município e a integração entre as regiões e outras cidades vizinhas, como Betim e Belo Horizonte. Dentro do projeto, já foram feitas, além da ampliação do elevado, que passou a contar com quatro pistas no sentido Eldorado e três em direção à Sede, a requalificação de um trecho da Via Expressa, sob o viaduto, as alças de acesso à esta via, também alargadas para facilitar o giro de veículos de grande porte e Outras benfeitorias, como regularização dos passeios das alças de acesso à Via Expressa, paisagismo, plantio de grama, instalação de piso tátil, troca de tampas de bocas de lobo e uma obra de arte em grafite na parte de baixo do viaduto. O valor total investido é de cerca de R$ 21 milhões.
A última etapa será a conclusão do novo traçado da av. João César de Oliveira. O deslocamento de um trecho da via se fez necessário para que o Terminal Sede seja implantado nas faixas centrais do corredor. Uma nova licitação será realizada, em breve, para a execução destas obras do novo equipamento que vai compor o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Com esta medida, o governo municipal reduzirá o custo com a implantação do complexo viário em aproximadamente R$10 milhões, já que não utilizará o restante do saldo contratual disponível.
Ainda restam os remanejamentos de postes de energia da Cemig, que sofreram atrasos devido à morosidade da companhia de energia elétrica em executar o serviço. Assim, a Prefeitura conseguiu um acordo com a concessionária para poder realizar os trabalhos e dar mais celeridade às obras espalhadas pela cidade.