Atendendo a pedidos da população, a Prefeitura de Contagem entregou, em setembro, uma série de obras na região da Ressaca. Entre elas, estão a revitalização da escadaria da rua Campina Verde, no Novo Progresso, e a reestruturação da rua 6, no bairro Morada Nova.
“Essas obras representam um compromisso da Prefeitura de Contagem com a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida na região. Atendemos a uma demanda antiga da população, por meio do programa Vilas e Favelas, trazendo mais segurança, mobilidade e dignidade para os moradores. Nosso objetivo é seguir investindo em intervenções que impactem diretamente o dia a dia das famílias”, afirmou o administrador regional da Ressaca, José Carlos (Zezé).
A escadaria que interliga as vias Campina Verde e Vinhático, apresentava riscos aos moradores que a atravessavam. Na revitalização, a Prefeitura priorizou a segurança da população, por isso, foram instalados corrimãos. Além disso, foram feitas a correção das irregularidades dos degraus, demolição e reconstrução de passeio com erosão, correção das entradas das casas do beco, além de toda a infraestrutura de canalização e drenagem de águas pluviais, garantindo o caminho correto das águas da chuva e, consequentemente, a ocorrência de enchentes no local.
Rua Campina Verde. Fotos: Ricardo Lima/PMC
Segundo o engenheiro responsável pelas obras, Fernando Salomão, a revitalização da escadaria que liga a rua Campina Verde à rua Vinhático foi essencial para garantir mais segurança e conforto aos moradores da região. “A escada estava completamente deteriorada há anos e precisava urgentemente de uma intervenção. Fizemos a regulagem de todos os degraus, instalamos corrimãos laterais e melhoramos os acessos às casas, que antes apresentavam muitos obstáculos”, explicou.
“Estava muito perigoso, não tinha luz à noite, os degraus eram tortos e quando chovia a situação era ainda pior, entrava água dentro da nossa casa, e o beco ficava muito escorregadio”, disse a dona de casa e moradora da rua Campina Verde, Flaviana Lima, ao se lembrar da situação da escadaria.
Já a rua 6, localizada no bairro Morada Nova, sofria frequentemente com os pequenos desmoronamentos por falta de base para a construção da via. Com a obra realizada a pedido dos moradores, a rua, que é um morro em alto declínio, ganhou uma base sólida para se sustentar e uma base lateral com contenção em sacaria. A rua também ganhou meio fio, sarjeta, passeio, bocas de lobo e rede de drenagem para proteção das residências e direcionamento da água para os dispositivos de coleta, que levam ao córrego que fica no final da rua.
Rua 6, bairro Morada Nova. Fotos: Ricardo Lima/PMC
Via Municipal Vereador Joaquim Costa
A via municipal está passando por obras de duplicação e drenagem. A rua que liga a região Sede ao Ressaca, ligando o centro de Contagem à BR -040 e à avenida das Américas tem um fluxo alto de automóveis, sendo eles, carros particulares e veículos de carga pesada. A avenida sofre com constantes trânsitos para os condutores. Por isso, a Prefeitura de Contagem está investindo R$1.853.610,00 na duplicação desta rota.
A primeira parte da intervenção compreende a construção de toda a rede de drenagem, para evitar o alagamento em períodos de chuva. Estão sendo construídos poços de visita, caixas de passagem, reaterro, compactação e recomposição do pavimento e bocas de lobo, além de outros dispositivos como ralos, grelhas e dissipadores. Logo após a conclusão desta etapa, está prevista para, dezembro de 2025, o início da segunda parte do projeto, que compreende a duplicação de sentidos na via, em parceria com a Tambasa Atacadista.
Na região também estão em andamento dois importantes equipamentos, como o novo restaurante popular e a requalificação do parque Sarandi. Iniciativas que vão gerar mais conforto e qualidade de vida para os moradores do local.
Obras vão ampliar a via, melhorando o fluxo de veículos na região. Fotos: João Pedro Alcântara/PMC