A Prefeitura de Contagem mantém o compromisso da gestão de assegurar o acesso aos direitos básicos da população. Nesse sentido, durante o recesso de Carnaval, entre os dias 20 e 22/2 (segunda a quarta-feira), será mantido o fornecimento de refeições às famílias beneficiadas pelas cozinhas comunitárias e a população em situação de rua. São mais de mil pessoas cadastradas que serão beneficiadas.
A subsecretária de Segurança Alimentar, Cida Miranda, explicou que a alimentação é um direito de todos e é dever do Estado garanti-lo para quem não tem condições de se alimentar e alimentar sua família. Ela ressaltou que o compromisso com a cidadania e com o bem-estar social deve sempre prevalecer.
“Pela primeira vez a Prefeitura abre uma de suas unidades, exclusivamente, para atender essa população, que mais precisa. Essa iniciativa terá um grande impacto na vida dessas pessoas, pois estamos falando do direito à dignidade humana, o direito de se alimentar e alimentar suas famílias”, destacou a subsecretária.
O preparo dos alimentos será realizado no Restaurante Popular de Nova Contagem e encaminhado para distribuição nos pontos das cozinhas comunitárias e também no Centro POP, onde a população em situação de rua terá acesso ao almoço.
O titular da família, munido de documento de identidade, deverá se dirigir ao ponto de distribuição e retirar as refeições, de acordo com o número de componentes da família. A refeição será servida em marmitex.
Cozinhas comunitárias
Dentro do Programa de Segurança Alimentar, que garante alimentação de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social, atualmente, a Prefeitura de Contagem mantém quatro cozinhas comunitárias: Nova Contagem e Ipê Amarelo, na região de Vargem das Flores; Tijuca, na região Nacional; e Vila Pérola, na região Ressaca.
Para ter acesso aos benefícios do programa é necessário que as pessoas procurem o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua região e realizem o pré-cadastro. Para isso, é necessário residir no entorno da Cozinha Comunitária; ter renda familiar entre R$ 105,00 e R$ 210,00; estar em situação de desemprego; doenças crônicas; estar em situação de desnutrição (abaixo ou acima do peso); grávidas e lactantes; ser idoso dependente.
Confira abaixo os endereços e horários para a distribuição das refeições durante o recesso do Carnaval:
Cozinha Comunitária Nova Contagem
Horário de distribuição: das 11h às 12h
Cozinha Comunitária Ypê Amarelo
Horário de distribuição: das 11h30 às 12h30
Cozinha Comunitária Vila Pérola
Horário de distribuição: das 11h30 às 12h30
Cozinha Comunitária Nacional
Horário de distribuição: das 11h30 às 12h30
Centro POP Eldorado
Horário de distribuição: das 11h às 12h