A fim de garantir a segurança da população e a preservação do patrimônio histórico do município, a Prefeitura de Contagem está realizando nova licitação para as obras de estabilização da encosta na parte posterior da capela Santa Helena, na Regional Sede. A intervenção é uma demanda bastante aguardada pela comunidade local.
O edital de licitação ficará aberto para empresas interessadas em concorrer até o dia 23 de janeiro de 2023. O investimento para a execução será de aproximadamente R$3,8 milhões, por meio de recurso oriundo do Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR e financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A expectativa é que as obras sejam iniciadas após o período de chuvas, no início do segundo trimestre do próximo ano, com duração de seis meses de execução.
A Capela Santa Helena é patrimônio histórico tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA. Um talude no entorno da igreja se formou após as fortes chuvas ocorridas em 2020. Com isso, o local foi considerado pela Defesa Civil de Contagem de risco geológico de grau alto e, por isso, passou a ser interditado. Para solucionar definitivamente o problema, será feita a execução de contenção de talude em gabião tipo caixa, obras drenagem e pavimentação.
Vale lembrar que, em março deste ano, foram concluídas as obras de drenagem e pavimentação da rua Formosa, próxima à Capela Santa Helena. No local foram realizados os serviços de drenagem profunda das águas de chuva, a implantação de seis novas bocas-de-lobo, correção do greide da rua, asfaltamento, reconstrução da escada de pedestres que liga com a rua Corumbá, além de obras complementares, como instalação de passeio, meio-fio e sarjetas. Assim, a via, que também foi afetada pelas chuvas de 2020 e ficou interditada por quatro anos, pôde ser novamente liberada.
Os detalhes e o edital de licitação completo podem ser acessados no link https://www.portal.contagem.mg.gov.br/portal/editais/0/1/5102