O Centro de Atendimento e Inclusão Social – Cais, comemorou, na última quinta-feira (01/12), 51 anos. A instituição sem fins lucrativos atua com sede no município de Contagem, no bairro Água Branca, e tem como missão contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência. O Cais contempla todas as faixas etárias, de bebês a adultos, e acompanha as famílias das pessoas atendidas.
O acompanhamento é realizado desde os primeiros dias de vida até a inclusão de profissionais no mercado de trabalho. O Cais atua em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio de convênios, com as secretarias de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Cidadania, e Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
A Prefeita Marília Campos participou das comemorações e relembrou a trajetória da luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Contagem. “Lembro-me dos problemas que as famílias enfrentavam ao tentar garantir o tratamento dos filhos. Houve um grande movimento na época para que a gente promovesse a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas públicas de Contagem, e nós fizemos isso, além de adaptar as escolas e qualificar os profissionais para receber os alunos”.
Marília destacou a criação do CER IV, que cuida de pessoas com deficiências intelectual, física, auditiva e visual, e os avanços no processo de inclusão. “Por esse caminho nós continuamos e entendemos a necessidade de termos entidades parceiras de assistência nos vários níveis de cuidado”.
A prefeita também agradeceu o Cais pelo trabalho realizado, de cuidado, atenção e compromisso com a cidadania plena das pessoas com deficiência. “Queremos ver todas as pessoas incluídas na vida da cidade, no mercado de trabalho, frequentando a cidade para o lazer, que tenham cidadania plena, para que isso aconteça nós precisamos cuidar delas”.
Durante as comemorações, a superintendente do Cais, Cristina Abranches Mota Batista, revelou os números de atendimentos realizados no ano de 2022: 500 pessoas por mês, na perspectiva de um atendimento integral que trabalha o corpo, mente e social. Constituídos na saúde, educação, assistência social e trabalho, foram realizados 5.448 atendimentos por mês e 54.480 por ano.
Cristina Abranches destacou as possibilidades de crescimento para o ano de 2023, como o aumento da parceria com o Sistema Único de Saúde – SUS e as melhorias e qualificações dos atendimentos realizados, com a missão de que as pessoas com deficiência possam alcançar cada vez mais um melhor desenvolvimento e estarem presentes na sociedade de forma ativa e participativa.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.