A Unidade Básica de Saúde - UBS Industrial, 3ª seção, iniciou a reestruturação do local, com a reorganização das salas para melhor atendimento à população. As melhorias incluem realocação das salas da gerência e ampliação dos procedimentos, que passará a ser realizado em duas salas. Em uma delas, serão realizados curativos e pequenos procedimentos médicos e de enfermagem.
A sala de acolhimento, que era antes dividida com os enfermeiros, ganhou um novo local após o remanejamento da copa e da sala dos agentes de saúde. A sala terá, agora, espaço para administração de medicação, aferição dos sinais vitais e, quando necessário, o atendimento de urgência. A copa, a sala dos agentes de saúde e o almoxarifado serão construídos na parte externa da UBS.
Com essas alterações, está sendo possível proporcionar mais conforto e agilidade no atendimento, bem como melhorar as condições de trabalho dos profissionais. O gerente da unidade de saúde, Fabrício relatou que após a reestruturação, os profissionais terão a possibilidade de realizar os atendimentos específicos em cada ambiente, o que antes não era possível, já que enfermeiros e agentes de saúde atendiam em um único consultório.
“A sala de comunicação ficava longe da recepção, o que dificultava. Hoje, estão próximas, o que facilita a relação entre os setores. A reestruturação da unidade surgiu com a necessidade de melhorar a qualidade no atendimento e no trabalho", explicou.
A moradora e usuária da UBS, Edneia, elogiou a reestruturação. “Acredito que irá trazer melhoria nos atendimentos. O tempo de espera deve ficar menor”, disse. A UBS atende mais de 11 mil usuários da região. As obras estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano e os investimentos são da ordem de mais de R$193 mil. Além da reforma interna, a UBS ganhará pintura externa, bem como a revitalização do telhado.