A Prefeitura de Contagem realizou nesta semana uma ação integrada de mobilização, na região do Confisco, para cadastrar residências e passeios onde acontecerá o plantio de árvores, a partir do dia 21/11. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e tem o propósito de criar um corredor verde, ligando os municípios de Contagem e Belo Horizonte.
Essa ação faz parte do Programa “Verdejar Contagem”, cujo objetivo é aumentar o número de árvores da cidade, com o plantio no período chuvoso principalmente, e com a reposição das árvores suprimidas no manejo durante o ano. A previsão é que esta ação de plantio seja realizada em todas as regionais administrativas e, sempre que possível, com a participação da população.
Segundo a diretora de Educação Ambiental da Semad, Adriane Aparecida dos Santos, durante o primeiro semestre foi realizado um mapeamento pela equipe técnica, no qual foi observado características de cada espécie arbórea e critérios, como a presença de rede elétrica, de rede de esgoto e outros elementos que possam impedir a árvore de crescer saudável, assim como, evitar que da árvore cause dano a algum equipamento.
“Então esse mapeamento foi realizado, observando pontos propícios para plantios, visto que essa área é uma área que apresenta uma ilha de calor e é extremamente adensada, ou seja, possui uma população muito grande. Esses plantios de novas árvores vão contribuir no conforto térmico do local, na drenagem e qualidade de vida de um modo geral”, informou a diretora.
Adriana explicou que a maioria dos moradores está aderindo ao programa e, de modo geral, ficou claro que a população quer a realização de plantio de novas árvores. “Plantar com a participação da comunidade pode garantir a sobrevivência da árvore, pois o morador que adota sua árvore, cuida dela e nos ajuda a preservar, garantindo a todos uma melhor qualidade de vida”, salientou.
Pelo mapeamento realizado pela equipe de biólogos e engenheiros florestais, em alguns espaços serão plantadas árvores de pequeno e médio porte como Ipês, Quaresmeiras, Resedás, árvores nativas do Brasil, da Mata Atlântica e do Cerrado. Já em espaços maiores serão plantadas árvores de grande porte, como o Ipê Rosado.
Moradora da região, Marlene Cassiane, é apaixonada por plantas e foi uma das pessoas que autorizaram o plantio de uma árvore no passeio de sua casa. Para ela, a realização desses plantios garante a preservação do meio ambiente nas cidades que, segundo ela, “estão ficando cada vez mais cinzas".
“Eu amo plantas, amo árvores e sei que elas podem trazer diversos benefícios para nós, seres humanos. Em um mundo onde as cidades estão cada vez perdendo a cor, é muito bom ver que aqui, em Contagem, as pessoas estão interessadas em preservar a natureza, trazer o verde e deixar a porta da sua casa e da sua rua mais bonita”, disse.
A estimativa é que mais de 25 mil pessoas sejam beneficiadas pelos plantios que irão acontecer a partir do dia 21/11. Os bairros contemplados da região do Confisco são: Arvoredo II, Fazenda Confisco, Arvoredo, Santana, Estrela Dalva, São Mateus, Novo Recanto, Vila Francisco Mariano, Tijuca, Recanto da Pampulha, Nacional, Braúnas, Conjunto Confisco, Itatiaia, Santa Terezinha e Urca.
Projeto Verdejar Contagem
É uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que promove ações de plantios no período chuvoso, visando a reposição das árvores cortadas em logradouros públicos, diante da realização do manejo preventivo.
O projeto é realizado em diversos bairros, nas oito regionais administrativas, em áreas permeáveis de vias, praças e parques no município ao longo do período de chuva.
O projeto compõe as diretrizes do Plano Municipal de Arborização Urbana – PMAU, que estabelece regras e normas referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza, "o Verdejar Contagem é de uma importância muito grande para a cidade, pois as árvores podem ajudar na restauração dos ecossistemas e recuperar o equilíbrio climático e transformar nossa cidade em um lugar mais verde, mais bonito e mais saudável e com mais qualidade de vida para a população", finalizou.