Equipes da Fiscalização e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad de Contagem realizaram, nesta quinta-feira (27/10), uma vistoria na Comunidade dos Arturos, para cadastro de nascentes e avaliação de possível recuperação de uma área dentro da comunidade.
Durante o encontro, o superintendente de Controle Ambiental, Eric Machado, afirmou que a comunidade possui diversas demandas históricas e agora, a Prefeitura, por meio de uma equipe interdisciplinar, composta por membros da Semad e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, está em articulação para dar a comunidade um olhar mais cuidadoso, com ações mais efetivas dos órgãos públicos.
“Com essa equipe interdisciplinar, queremos entender o que a comunidade quer e assim montar propostas de ações que terão algum retorno para eles, como doação de mudas para plantio, necessidade de valorização e recuperação de nascentes, projeto para revegetação de algumas áreas com árvores típicas de Áreas de Preservação Permanente - APPs, e até mesmo uma mudança no layout para melhorar, por exemplo, a integração entre suinocultura, que existe ainda na comunidade, com a horta e a proximidade das residências”, explicou.
Eric explicou que após essas vistorias para diagnóstico, um projeto de revegetação será proposto e também uma descrição da situação atual em um mapa ambiental da área. Isto poderá até mesmo gerar a captação de recursos para ser utilizado em melhorias ambientais na comunidade.
O atual presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos, Everton Eustáquio da Silva, falou sobre a importância dessa vistoria e o que ela significa para a comunidade.
“Muitas vezes, quando se fala na Comunidade dos Arturos, as pessoas têm um olhar apenas cultural, voltado para as coisas tradicionais, para as nossas festividades. E aqui tem muita coisa que é além disso. É o início de uma parceria com a Prefeitura, que irá nos ajudar, envolvendo o olhar técnico deles com a experiência dos nossos mestres para que, assim, a partir desse encontro de hoje, possamos colher muitos frutos na nossa comunidade”, explicou.
A Comunidade dos Arturos está localizada a cerca de 300 metros das obras do Complexo Maracanã, devido a proximidade das intervenções, a comunidade levantou uma discussão com o poder público e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, sobre uma das maiores e mais antigas demandas do local, a regularização do esgotamento sanitário.
Representantes da Semad, Semobs e da empresa NMC Projetos e Consultorias, por meio do Plantão Social (atua com a realização de trabalho socioambiental com oficinas, ações para atender a comunidade no entorno da obra do Complexo Maracanã), estão articulando com a Copasa, em prol dos Arturos, para que enfim o problema do esgoto seja sanado.
Uma nova vistoria será realizada na comunidade, com as equipes técnica e fiscal da Semad, para iniciar as tratativas para avaliação das melhores espécies arbóreas para plantio no entorno das nascentes, garantindo assim, a preservação das mesmas. As três nascentes encontradas na comunidade também foram cadastradas no Programa Contagem das Nascentes.