“Sinto o cheiro de mudas, de hortelã, de alfavaca, de mel de abelha. Voltamos a recuperar esse centro por uma causa tão importante, que é a política de segurança alimentar no nosso município”. Destacou a prefeita Marília Campos, em visita ao Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar - Cmauf, na manhã desta quarta-feira (21/09). O espaço gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, desenvolve ações de fomento à produção e comercialização de alimentos agroecológicos, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos.
“Esse local era abandonado, de uso inconveniente, e o transformamos em um centro de tecnologia agroecológica que fomenta os espaços produtivos pela cidade, bem como produção de mudas para desenvolvermos uma política de segurança alimentar sustentável. Hoje estou vendo esse ambiente totalmente diferente e fico feliz com isso”, ressaltou a prefeita.
Quem visita o Cmauf pode encontrar aproximadamente 100 espécies de plantas alimentares, como as frutíferas, hortaliças, tradicionais, medicinais, condimentares, entre outras. No encontro, a equipe do Cmauf apresentou o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar e as ações implementadas a partir daquele espaço.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniella Tiffany, elogiou a equipe que trabalha diariamente com a agroecologia. “Temos aqui pessoas comprometidas que sempre pensam no crescimento desse espaço e das ações aqui promovidas. Estamos democratizando, com conhecimento, tecnologia e política pública, uma alimentação saudável, o que tem sido um privilégio no cenário atual”.
“Esse Centro é uma das propostas de promoção do direito humano e alimentação adequada, começando pelo plantio, pelas sementes, mudas e pelo apoio da Prefeitura para pessoas interessadas em produzir alimentos de qualidade, sem agrotóxico, para o autoconsumo e também para a comercialização e geração de renda”, disse a superintendente de Segurança Alimentar, Maria Aparecida Miranda.
A diretora da Agricultura Urbana e Familiar, Bruna Barbosa, relatou que são acompanhadas as 51 unidades produtivas urbanas comunitárias, institucionais e de agricultura familiar, espalhadas nas oito regionais da cidade e pontua a necessidade de ampliar esse trabalho. “Essas ações de agricultura urbana e familiar tem um papel transformador tanto no território, quanto na vida das pessoas envolvidas. Estamos falando de garantir a segurança alimentar e de geração de renda. Por isso esse trabalho de capacitação, produção e comercialização é tão importante”, explicou.
Na ocasião, o gerente do Cmauf, Rodrigo Costa Leal, apresentou técnicas de criação de abelhas sem ferrão. “O projeto das abelhas nativas brasileiras envolve esse sistema sustentável da agroecologia. Elas são de fundamental importância em uma unidade produtiva, pois são responsáveis por 80% da polinização dos nossos alimentos, além de proporcionarem a geração de renda, com a produção do mel”.
Também estiveram presentes toda equipe do Cmauf, o presidente da Câmara dos Vereadores, Alex Chiodi; o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater MG, Juliano Toledo; e o vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Contagem, Manoel Sávio Morais.
CMAUF
Inaugurado em 2010, o Cmauf é um centro de capacitação, experimentação e disseminação de tecnologias sociais agroecológicas e desenvolve ações de fomento à produção, à comercialização de alimentos, por meio da implantação de sistemas produtivos agroecológicos e da comercialização direta dos produtos, em consonância com as Políticas Nacional e Estadual de Agricultura Urbana Periurbana e Familiar.
O Cmauf fomenta essas ações por meio de: assistência técnica e acompanhamento das Unidades Produtivas (hortas, unidades de compostagem, agroflorestais, etc.), realiza capacitação continuada em agroecologia, viabiliza produção e trocas de mudas e conhecimentos, além de apoiar agricultores/as nas ações de comercialização direta de alimentos para a população. O Cmauf fica na rua Fernando Ferrari, 85, no bairro Praia.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.