A prefeita Marília Campos e integrantes da administração municipal realizaram na manhã desta terça-feira (30), dia do aniversário de 111 anos de Contagem, uma visita técnica às obras do viaduto Beatriz, sobre a Via Expressa e a linha férrea, que compõem as intervenções do Complexo Viário Beatriz e que visam a melhoria no fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico.
Mais do que as intervenções de mobilidade e revitalização viárias, as obras no viaduto contam com projetos sustentáveis de arborização e instalação de pisos intertravados, além do trabalho artístico com artistas locais, como destaca Marília.
“Estamos fazendo os acertos finais para conclusão da obra. Vai ser muito importante, pois aqui é um ponto de retenção muito grande, tem muito congestionamento, especialmente na parte da manhã. Hoje será a liberação de faixas, com conclusão do asfaltamento, até mesmo para fazer um teste”, apontou a prefeita.
As intervenções realizadas vão duplicar a capacidade de escoamento do tráfego, beneficiando não apenas os contagenses, mas toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a ligação leste-oeste que liga a capital mineira à Betim. O prazo para conclusão de todas as intervenções no Viaduto Beatriz é para o final de setembro deste ano.
Intervenções no Viaduto Beatriz
O número de faixas dos dois viadutos que compõem o trecho - sobre a Via Expressa e a linha férrea -, agora, passa de duas para quatro no sentido bairro Eldorado e para três em direção à região Sede, melhorando significativamente o fluxo de cerca de 80 mil veículos que passam pelo local diariamente. Foram realizados também serviços de urbanização, como meio-fio, passeio, sarjeta, drenagem superficial com bocas de lobo, além de piso tátil e guarda-corpos para garantir a segurança dos pedestres.
Outras intervenções nas vias adjacentes também já foram feitas, como a adequação viária da avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o alargamento da alça do viaduto sobre a Via Expressa, para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas. O custo da obra, considerando o complexo viário que está em andamento, é de cerca de R$16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
Complexo Viário Beatriz
A ampliação dos viadutos faz parte do projeto do Complexo Viário Beatriz. Nele, é incluído o novo traçado da avenida João César de Oliveira, que está sendo deslocada para a direita até a alça de acesso à Via Expressa em direção a Betim. A alteração do corredor é necessária para que o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM seja, futuramente, construído nas pistas centrais da avenida, integrando a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai ligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem.
Com o término da ampliação do elevado, os trabalhos se concentram nas demais frentes do complexo. Neste momento, é feita a terraplanagem do estacionamento de ônibus do terminal. A expectativa de conclusão destas etapas é para até o final de 2022.