A Prefeitura de Contagem realizou, na segunda-feira (29), a entrega da Escola Municipal René Chateaubriand Domingues revitalizada, uma nova escola, uma escola viva para receber estudantes, trabalhadores(as) e comunidade escolar.
A cerimônia de entrega da unidade ocorreu com a presença de crianças, estudantes, familiares e comunidade escolar, que puderam conhecer a nova estrutura da escola e, ainda, acompanhar a apresentação do espetáculo musical “Música para Brincar - O Quintal da Guegue”.
A prefeita Marília Campos esteve presente e destacou as iniciativas da Prefeitura em todas as regiões da cidade e a possibilidade de já poder retornar à população ações concretas como investimentos na educação.
“O convite que faço a todos e todas é que ajudem a prefeitura a cuidar da cidade. Nesses 111 anos de Contagem, celebramos nossa cidade e nossa gente. Estamos trabalhando e investindo na educação. Valorizamos e equipamos professores e professoras. Agora estamos investindo na infraestrutura e na construção de novas unidades. Também temos um grande projeto que é o Escola Viva. Estamos investindo na educação em toda a cidade, em todos os territórios, tornando a escola mais atrativa”, destacou Marília.
Piter Oliveira foi o representante da comunidade escolar na solenidade. Pai de estudante, ele destacou a importância do acontecimento. “Tenho acompanhado as obras desde o início. A escola estava numa situação muito triste e fiquei em dúvida em matricular meu filho aqui. Mas hoje tenho muito orgulho de meu filho estudar aqui, sou muito grato. Essa estrutura traz segurança, proteção e acolhimento às crianças”.
Marcilena Martins é mãe de Vitor Manoel (5) e João Gabriel (7), educandos da Escola Municipal René Chateaubriand Domingues e aprovou a nova estrutura da unidade. “A escola está linda. Espero que prossiga o atendimento como estava ocorrendo na igreja. Apesar de improvisado e dos desafios, estava muito bom. As crianças estão animadas com a nova escola”.
Desde o retorno presencial às atividades escolares em Contagem, as crianças da Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA estavam sendo atendidos presencialmente na Obras Sociais Novo Riacho – Osnor, da igreja Cristo Salvador..
Com a conclusão das três etapas de manutenção, cerca de 500 crianças e estudantes serão atendidos na escola, que possui 65 funcionários(as). Foram realizadas reformas de três blocos de salas que atendem cerca de 500 crianças de 3 a 5 anos e estudantes até o 6º ano do Ensino Fundamental e da EJA.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, os vereadores Léo da Academia (PL) e Arnaldo de Oliveira (PTB), e o administrador da regional Riacho, José Rodrigues.
Obras
O custo total da obra previsto é de aproximadamente 468 mil reais tendo como fonte o recurso 101 do tesouro.
A primeira etapa, de manutenção do bloco 1, teve início em 21 de fevereiro de 2022 e foi entregue em 27 de maio. O espaço atende a Educação Infantil e teve reparo do reboco, emassamento das paredes e teto, pintura, instalação de revestimento no refeitório e na área do bebedouro e instalação das janelas, com custo previsto superior a 100 mil reais.
A segunda etapa, no bloco 2, que atende o Ensino Fundamental, também foram feitos reparos no reboco e emassamento das paredes e teto, assim como pintura, manutenção no sistema de drenagem entre os blocos e abertura de uma entrada na área de Educação Infantil. O custo estimado foi de 124 mil reais.
A terceira etapa, de manutenção do bloco 3, incluiu a demolição da sala dos fundos, incluindo laje, paredes, porta, janela e piso. Reparo de trincas, execução de reboco em partes pontuais e espalas. Além de assentamento de janelas em alumínio e assentamento de revestimento cerâmico nas paredes e rodapés. O custo estimado desta etapa é de mais de 240 mil reais, já inclusa a reforma da quadra que tem previsão de conclusão para final de setembro.