Para marcar a história e tradição, bem como fortalecer a convivência entre grupos da terceira idade, a Prefeitura realizou a 15ª edição do Festival Gastronômico de Abóboras de Contagem. A festa, que retornou de forma presencial após dois anos de suspensão, ocorreu na última sexta-feira (26/8), na praça Nossa Senhora da Glória, no Eldorado. Cerca de quatro mil pessoas passaram pela praça para curtir e degustar diversas iguarias feitas com o ingrediente protagonista da festa: a abóbora, além de dançar ao som de Flavinho e Banda Éramos Carlos e da banda Super Som C&A.
A prefeita Marília Campos destacou sua satisfação em ver a alegria da população. “É muito bom ser gestora dessa cidade e poder fazer a cidade ficar alegre de novo. Depois de dois anos impedido de acontecer por causa da pandemia, o festival volta com tudo, com pratos maravilhosos e deliciosos feitos à base de abóbora, várias atrações musicais e um clima de festa para comemorar os 111 anos de Contagem. É alegria. É tudo de bom. Viva Contagem. Viva o povo de Contagem”.
Neste ano, 13 grupos de convivência de idosos se inscreveram para participar do concurso gastronômico. Cada barraca apresentou um prato diferente, com valores variando entre R$ 2,50 a R$ 15,00.
A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, ressaltou que o festival tem o potencial de fortalecer a identidade contagense, valorizando a cidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento que cada cidadão deve ter com a cidade em que mora. “Estarmos retornando para a praça, retomando a vida no momento pós-pandemia. Esse é o momento de ressignificar que essa Contagem das abóboras está mudando o eixo dentro de Minas Gerais. É uma honra participar dessa bela festa, com essa interface de uma cidade que é muito feliz, que celebra a vida, que caminha para o futuro”.
Participante do Grupo Girassol do Cras Petrolândia, Geni Pereira, disse estar muito feliz com o retorno do festival de forma presencial. “Sou muito feliz no Cras e com as nossas atividades em grupo, pois ficar em casa não dá. Eu amo nosso grupo e participar hoje, do festival, é uma emoção muito grande. Obrigada a todos que possibilitaram isso”, disse.
Concurso culinário
Os diferentes pratos com abóbora foram julgados por um time de três jurados, especialistas em gastronomia, e pelo júri popular, pessoas que compareceram à festa, degustaram os pratos e votaram. Cada barraca tentava mobilizar o público para experimentar sua receita, em meio a uma praça lotada, com pessoas de todas as idades, que manifestaram sua preferência por algum prato.
O primeiro lugar no júri popular ficou com o Grupo Alegria de Viver, do Cras Ressaca, com seu “Quibe de Abóbora com Carne Seca e Molho de Abóbora Picante”, com 2549 votos. O segundo lugar foi para o “Consomê de Abóbora com Ragu de Carne Seca”, do Grupo Esperança, do Cras Sede, com 1585 votos. Já o terceiro lugar ficou o Grupo Espaço Bem Viver Luiz Palhares, com 955 votos e o prato “Creme de Abóbora com Ora-pro-nóbis”.
Já o gosto popular escolheu a “Delícia do sô Mario”, do Espaço Bem Viver Mário Covas, como o melhor prato. O segundo lugar foi conquistado pelo Grupo Tô de Bem com a Vida, do Parque Ecológico do Eldorado, com o prato “Pão de Queijo de Abóbora”. E o terceiro lugar foi para o Grupo Sou Feliz e Não Sabia, do Cras Nova Contagem, com o prato “Abóbora com Quiabo e Carne de Sol”.
Clique e confira as fotos da galeria 1.
Clique e confira as fotos da galeria 2.