A Prefeitura de Contagem intensifica ações que visam a transparência na gestão, em especial, nas contas públicas. Nesse sentido, realizou um curso de capacitação para os gestores de Organizações Sociais Civis – OSCs parceiras sobre o uso do Sistema Cygnus - para gestão e prestação de contas, de 23 a 25 de agosto, na faculdade Una. O treinamento contou com a participação de 39 representantes das OSCs.
O sistema Cygnus visa otimizar a gestão de recursos e tornar transparente a relação da Prefeitura de Contagem com o terceiro setor. A ação faz parte do alinhamento de parcerias com as OSCs que vem sendo implementado desde o mês de abril.
De acordo com a controladora-geral do município, Nicolle Bleme, a capacitação é uma forma de alinhar a gestão das parcerias e um momento de troca de experiências entre os gestores das organizações sociais, que terão, a partir de janeiro de 2023, que prestar contas dos contratos, exclusivamente, via Sistema Cygnus.
“Além disso, o novo sistema vai proporcionar mais controle e transparência na aplicação dos recursos públicos, além da redução do uso do papel”, destacou a controladora.
A capacitação incluiu aula com a agência Click, sobre as atualizações no sistema Cygnus; de transparência e gestão de parcerias; com a Procuradoria, sobre plano de trabalho; e da Controladoria, sobre prestação de contas.
A coordenadora pedagógica da organização Ser Parte, Leandra Rezende, disse que a qualificação é muito bem-vinda. “Este treinamento é de suma importância para que possamos estar alinhados com a nova proposta de prestação de contas solicitada pela Prefeitura. Outra questão relevante é o espaço de diálogo aberto com as OSCs. Há tempos que esperamos por isso”, comemorou.
O treinamento Osctec foi realizado sob a coordenação do Grupo de Trabalho formado pelas secretarias de Planejamento – Seplan e de Tecnologia da Informação - TI, Procuradoria-Geral - PGM e da Controladoria-Geral do Município – CGM.
Nos meses de outubro e de novembro, haverá um segundo momento de capacitação para servidores e gestores das OSCs, com a função de fixar melhor o conteúdo e incluir as sugestões dos participantes envolvidos.