Com o objetivo de conhecer as principais funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, servidores da Corregedoria de Contagem participaram de um curso de formação, na quarta-feira (10/8), na Corregedoria do Estado de Minas Gerais.
De acordo com a corregedora-geral de Contagem, Kátia Gorete, em breve, o SEI será cedido pelo Estado para uso no município. O sistema é utilizado também na Administração Pública Federal, tendo como finalidade aprimorar a gestão documental e facilitar o acesso de servidores e cidadãos às informações institucionais, propiciando mais rapidez, segurança e economicidade, já que dispensa o uso de documentação impressa.
“O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, reduzindo o tempo de realização das atividades. A concessão do sistema para projeto piloto em Contagem está prevista para até o final do mês de agosto”, destacou.
A corregedora-geral acrescentou ainda que "o intercâmbio entre órgãos correcionais sempre mostrou-se muito proveitoso, visando tanto a modernização da atuação disciplinar, quanto a busca de soluções para questões difíceis dos órgãos de corregedoria”.
Sistema de Eletrônico de Informações
O SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4, é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos. Uma das suas principais características é a inutilização do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.