Buscando uma atuação mais preventiva e assertiva no combate à corrupção na administração pública e o fortalecimento de uma cultura ética, a Prefeitura de Contagem por meio da Controladoria Geral do Município, realizou, nesta terça-feira (12/4), reunião com todas as secretarias para convidá-las a participarem da cocriação do Plano de Integridade de Contagem – PIC.
A prefeita Marília Campos ressaltou a importância da participação de todos os agentes públicos e servidores na criação do plano. “O envolvimento de todos é primordial para que o plano aconteça, favorecendo o comprometimento e a transparência das nossas ações. Tenho certeza de que estamos no rumo certo”, disse.
A controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, fez a apresentação das principais diretrizes do PIC e explicou a importância de Contagem ter o seu plano. “Hoje, todas as empresas e instituições de credibilidade têm um plano de ações para direcionar seus colaboradores na criação de um ambiente mais ético, eficiente, transparente e compromissado com o cidadão e a qualidade dos serviços prestados”, destacou.
De acordo com Nicolle Bleme, o Plano de Integridade de Contagem será um plano do município e não de governo. “É uma política de Estado que deverá ser aperfeiçoada e trabalhada em todos os governos. E, para ser efetivo, vamos precisar muito da colaboração de todas as secretarias, que vão colaborar sugerindo ações para alcançarmos todos os objetivos do plano”, explicou.
O PIC tem cinco eixos de atuação: Gestão de Pessoas, Parceiros Privados, Transparência e Participação Social, Comunicação e Gestão de Riscos. As principais diretrizes de cada eixo pedem a elaboração de instrumentos, ferramentas e campanhas de combate à corrupção e a criação de um ambiente de maior respeito às diferenças, íntegro e humano na Prefeitura.
Segundo Nicolle Bleme, a criação do PIC vai trazer benefícios para toda a sociedade. “O plano vai colaborar para o aumento da credibilidade da administração pública, favorecendo a transparência das ações, além de fortalecer as ações preventivas de combate à corrupção e criar uma identidade institucional mais ética e eficiente para o município”, afirmou.
De acordo com a controladora-geral, as secretarias em conjunto com seus servidores terão 45 dias para proporem ações para o PIC. “As propostas vão ser compiladas e, em seguida, vamos alinhar as ações. Elas serão validadas pela sociedade que vai apontar quais serão as ações mais prioritárias. A integridade em Contagem tem o cidadão como ponto de partida e chegada”, enfatizou Nicolle.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.