A equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social - Seds se reuniu, nessa quarta-feira (13/6), com administradores e representantes das oito regionais administrativas do município, para apresentar os atuais projetos nas áreas de segurança, prevenção e proteção, e buscar, em conjunto, soluções para aprimorá-los e implementá-los nos territórios.
“A cidade é extensa e cada território/região tem a sua particularidade. E foi pensando nessa diversidade que tivemos a iniciativa de convidá-los para conhecer os atuais projetos da secretaria e pedir que nos ajudem a construir esse planejamento, opinando e identificando as principais demandas em cada território. Queremos avançar, mas avançar guiados por quem, de fato, convive na região e sabe onde é preciso intervir e melhorar”, esclareceu a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, ao abrir o encontro.
Atualmente, a Secretaria de Defesa Social possui duas subsecretarias, sendo uma de Proteção e Defesa Civil e outra de Prevenção, além da Guarda Civil de Contagem, da qual 397 agentes de segurança fazem parte. A Seds também coordena um Centro Integrado de Comando e Controle - CICC que, no ano passado, foi transferido da sede da secretaria para o prédio da Transcon, com o objetivo de integrar a Central de Operações de Contagem.
O CICC é um centro municipal de nível estratégico responsável pelo monitoramento das ações e operações integradas de trânsito, mobilidade urbana, ordem pública, segurança, defesa civil e outros, planejadas e coordenadas pela Prefeitura. Atualmente, o centro conta com 130 câmeras de videomonitoramento. Contudo, está em curso um projeto de expansão que prevê a instalação de 3 mil novos equipamentos.
A intenção, segundo o superintendente do CICC, Stefano Corradi, é estabelecer um cercamento digital em todo o município, por meio da instalação de novas câmeras e totens em pontos estratégicos e em espaços públicos da cidade, como vias centrais, unidades de saúde e escolas. “O projeto já foi licitado pela Prefeitura e está em fase de análise documental ”, informou Corradi.
O superintendente fez questão de entregar, para cada regional, a lista com os endereços dos locais onde estão previstas as instalações dos novos equipamentos. Ele pediu aos regionais que avaliem e verifiquem se estão de acordo com os pontos indicados pelo CICC.
Em seguida, a subcomandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho, apresentou outro novo projeto que prevê a implantação de núcleos da Guarda Civil na sede das regionais, com o objetivo de descentralizar o atendimento e aproximar os agentes da comunidade.
Dando sequência à ideia de compartilhar projetos, a subsecretária de Prevenção de Contagem, Sírlei de Sá Moura, elencou aqueles que estão no escopo da sua pasta e os colocou à disposição dos regionais para que possam ser executados e/ou adaptados conforme as necessidades de cada região, se assim considerarem viável.
São eles, Visita Guiada; Ginástica Laboral; Grupo de Trabalho - GT voltado para ações e pesquisas relacionadas à saúde do trabalhador/colaborador; Prevenção em Pauta; Defesa Presente; Mulheres da Paz; Guarda Mirim; Juventude Ativa; Acompanhamento da Evasão Escolar; Incluir, entre outros. Também destacou dois importantes instrumentos de deliberação que ficam à cargo da secretaria e funcionam de forma intersetorial, que são o Comitê de Fiscalização de Contagem - Comfisc e a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais - Comoveec.
E, por fim, o assessor técnico da Defesa Civil, Davi Salvador, apresentou os projetos relativos à subsecretaria e pediu aos regionais que contribuam, sobretudo, com a formação e a manutenção dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs, compostos por voluntários moradores de áreas de risco.
O assessor também detalhou quatro importantes programas coordenados, atualmente, pela Defesa Civil, como o Programa Dacris - Defesa Ativa de Controle de Riscos Socioambientais; Trama Verde; Programa Caminho das Águas e o Programa de Resposta à Desastres, Monitorização, Alerta e Alarme.
Os administradores parabenizaram a equipe da Seds pelo emprego de esforços na implementação de projetos de prevenção e monitoramento da cidade. O administrador da regional Riacho, José Rodrigues da Silva, por exemplo, se surpreendeu com o novo sistema de videomonitoramento e espera que ele seja implementado o mais breve possível.
“É o que se tem de mais moderno no contexto da segurança pública. É também fundamental que os municípios que fazem divisa com Contagem também evoluam nesse processo, pois a integração e o compartilhamento de dados são os mecanismos mais eficientes na atualidade”, opinou.
O administrador da Sede, Lindomar Diamantino, e do Eldorado, José Carlos Menezes, elogiaram as iniciativas e destacaram, em especial, os investimentos em projetos de prevenção, que colaborem para reduzir os índices de criminalidade. Todos os oitos regionais esperam que a integração entre as regionais, a Guarda e a Defesa Civil seja cada vez mais consolidada.