O “Circuito Juventude Cidadã Esporte” encerrou as atividades de 2025, na semana passada, no Ginásio Poliesportivo Califórnia. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), reunindo participantes de 24 escolas num torneio de futsal que movimentou as quadras com muita energia, talento e superação.
Por meio do Juventude Cidadã Esporte, o aprendizado ultrapassa os limites da sala de aula, promovendo valores fundamentais como empatia, disciplina e solidariedade. A Patrulha Escolar esteve também à frente atuando nas escolas participantes, acompanhando de perto a rotina da comunidade escolar e fortalecendo o diálogo, a orientação e o cuidado com os estudantes.
“A união entre educação, esporte e cidadania é o caminho para formar uma geração mais consciente, participativa e comprometida com a construção de uma cidade mais justa e pacífica”, comentou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
As escolas vencedoras no Módulo 1 e Módulo 2, respectivamente, no feminino, foram o CEI Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa e Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira. Já no masculino, ficou a cargo da Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, vencer no Módulo 1, e a Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, levar no Módulo 2.
Quem também aproveitou para dar uma passadinha no local e ver de perto a filha na final do torneio foi a empresária e moradora de Contagem, Marisa Magalhães Souza, que destacou o quanto os esportes atrelados à educação são fundamentais na formação humana. “Ver minha filha jogando e aprendendo ao mesmo tempo é emocionante. O esporte ensina muito mais do que técnicas, ele forma caráter, incentiva o respeito e mostra o valor do trabalho em equipe”, destacou.
Especificamente, o “Circuito Juventude Cidadã Esporte" tem como objetivo a inclusão social por meio de intervenções esportivas, fortalecendo a convivência cidadã e articulando ações que facilitem a participação de crianças e adolescentes nas políticas de prevenção e segurança.
“O Circuito Juventude Cidadã Esporte constitui uma estratégia de alta relevância no âmbito do Programa Juventude Cidadã. Utilizando o esporte como instrumento propulsor, ele é fundamental para o alcance dos objetivos de prevenção à violência e inclusão social. Atua diretamente na promoção de relações mais respeitosas, na consolidação de ambientes mais seguros e no pleno exercício da cidadania. Representa, portanto, uma ação estratégica na formação de jovens engajados e na sustentabilidade das políticas públicas de segurança”, finalizou o superintendente de Prevenção à Violência, Natal Feliciano Diniz Junior