Principal obra de saneamento e mobilidade em execução no Estado de Minas Gerais, a construção da avenida Maracanã está em ritmo constante dois meses após a retomada dos trabalhos. O complexo faz parte de um conjunto de intervenções do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM, que visa reestruturar o transporte em Contagem, melhorar a integração e acessibilidade do município, e também o controle de enchentes do córrego Matadouro/Maracanã.
As obras têm proporcionado o desenvolvimento socioeconômico do município, com geração de trabalho e renda para a comunidade local, além de atrair investimentos e valorização das regiões envolvidas.
O empreendimento conta com investimentos de aproximadamente R$ 302 milhões. A expectativa é que as obras sejam concluídas em dois anos.
Neste momento, as obras contam com quatro frentes de trabalho: a execução da galeria 1, localizada no início do trecho, na rua Albert Schwartzer, bairro Chácaras Califórnia, na transição com o canal existente e o córrego Maracanã, bem como da galeria 2, para a transposição do curso d’água sob a rua Francisco Almeida Melo, bairro Granja Vista Alegre. A construção da fundação da ponte para o deslocamento do curso d’água sob a avenida Dulce Geralda Diniz, no Quintas Coloniais, e as ações de drenagem, esgotamento sanitário, terraplenagem, pavimentação e obras complementares do trecho entre a avenida Dulce Geralda Diniz e a LMG-808, no Granja Ouro Branco, que tem extensão de 1.500 metros.
Paralelamente às obras, é desenvolvido na região um trabalho socioambiental com ações de mobilização, organização e fortalecimento social, acompanhamento e gestão social da intervenção, educação ambiental e sanitária. Os principais objetivos desta iniciativa é apontar aos moradores os benefícios individuais e coletivos do empreendimento.
A construção do corredor vai proporcionar a integração das regiões norte e sul do município, reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô Eldorado. Além disso, retirar um volume expressivo de tráfego do centro histórico da cidade, beneficiando diretamente 220 mil pessoas que atravessam Contagem diariamente.
Sobre o projeto
O pacote de obras do complexo inclui a execução de 4,5 km de via, com três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma de cada lado exclusiva para ônibus, uma ciclovia, um viaduto sobre a Rodovia LMG-808, cinco pontes e duas galerias para transposição dos cursos d’águas, sendo uma localizada no início da avenida Maracanã com rua Albert Schwaitzer. A outra no ponto onde o córrego deixa o leito da via para sua continuação no seu leito natural e 3,3 km de galerias de macrodrenagem.
Haverá, ainda, a execução de 3,5 km de macrodrenagem do córrego Maracanã/Matadouro, que solucionará os problemas de enchentes em períodos chuvosos na região, a implementação de um parque linear ao longo do leito do córrego e uma área verde nos canteiros gramada e reflorestada, priorizando a sustentabilidade ambiental no município.
Serão realizados também 15,5 km de redes de drenagem superficial e respectivos dispositivos de coleta das águas pluviais implantadas, 8 km de redes de coleta e interceptação de esgoto, garantindo acesso da população local ao saneamento básico e à coleta regular de lixo, melhorando consideravelmente as condições sanitárias dos cidadãos, além de iluminação pública em LED por toda a via.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720300143564/with/52176845147/