Imagine viver em uma localidade onde não há equipamentos públicos para atendimento da população em serviços como os de saúde, onde luz e água não são regularizados pelas concessionárias e a internet é algo distante. Até a segunda-feira (27/6) essa era a realidade dos moradores dos bairros Liberdade I e II, que começou a mudar com a abertura de um anexo da equipe III da Unidade Básica de Saúde do Retiro III, que pertence a Regional Vargem das Flores. Antes da abertura do anexo, quem precisava de atendimento médico tinha que percorrer de 12 a 13 km, pegando três conduções para ir e voltar, o que dependendo do dia, daria algo em torno de seis horas de deslocamento entre ida e volta.
Nesta quarta-feira (6/7), a prefeita Marília Campos inaugurou o primeiro equipamento público na localidade que marca um novo tempo para a região. Para abrir e colocar a unidade em funcionamento, a Prefeitura de Contagem conversou com as concessionárias de internet, água e luz. "A gente começou a trazer melhorias para garantir uma vida melhor para a população daqui. Nosso governo é um governo comprometido com as pessoas e vamos trazer mais dignidade para as pessoas que vivem aqui", afirmou a gestora municipal durante sua reunião com a comunidade, realizada em frente ao novo equipamento público.
"Este é um sonho de todos que moram aqui. Estamos muito felizes por essa conquista" , declarou o morador do Liberdade I, motorista e líder comunitário, Vitor Diego Duarte.
A aposentada Rosalina Ferreira do Prado, 76, que tem um filho especial, também ficou feliz com a nova unidade. "O meu filho já é atendido pela equipe daqui, mas ter uma unidade mais perto é muito bom."
"A importância desse posto é muito grande para todos que moram aqui, pois há muitas famílias carentes que têm muitas necessidades. Tenho certeza que essa unidade será de grande serventia para nós", comentou o morador, Alessandro de Souza Cruz.
Segundo informações da diretora do Distrito Sanitário, Lisandra Lima Gomes, há na região, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, aproximadamente 1.200 pessoas. "A agente comunitária de saúde ainda está fazendo o cadastro dos moradores e moradoras para sabermos se este número aumentou ou diminuiu".
Além de serem cadastrados pela unidade de saúde, os moradores poderão também acessar o Cras para serem cadastrados no CadÚnico e poderem, dessa forma, ter acesso a benefícios sociais.
A gerente da unidade, Lorrany Alves Ribeiro, informou que o anexo vai funcionar das 8h às 17h. O atendimento médico será sempre às quartas-feiras. Às segundas, quartas e sextas-feiras será feito o atendimento de enfermagem. A cada 15 dias será realizada a coleta laboratorial e a aplicação de vacinas.
Clique e confira a galeria de fotos da Unidade Básica em atendimento.