Na segunda edição do Projeto Visita Guiada, da Secretaria de Defesa Social, promovida na segunda-feira (4/7), quem teve a oportunidade de participar das atividades foram os estudantes, entre 10 e 14 anos, do Educarte Lucas Braga, localizado no bairro Funcionários.
Além de acompanharem o rito de hasteamento de bandeiras executado pela Guarda Civil de Contagem, os jovens estudantes fizeram uma empolgante apresentação de percussão, ritmo aprendido nas oficinas ofertados pelo Educarte. Em seguida, eles fizeram um tour pela Secretaria de Defesa Social - Seds onde puderam conhecer um pouco do trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal e dos técnicos da Defesa Civil, bem como os equipamentos e itens de segurança utilizados por ambas as instituições.
Também tiveram a oportunidade de visitar o Canil da Guarda Civil e conhecer a Border Collie Paçoca, adestrada para executar atividades recreativas (atende comandos básicos e salta obstáculos); e o Pastor Belga Malinois Rock, treinado para realizar patrulhamento preventivo (atende comandos de avançar, morder e largar).
Para a diretora do Educarte Lucas Braga, Adriana Haddad, a visita despertou a curiosidade dos jovens em relação às atividades das forças de segurança. “Também puderam entender quais os tipos de riscos avaliados pela Defesa Civil. Foi uma aula aberta, onde eles puderam compreender, de forma prática, o dia a dia de quem é responsável por cuidar das pessoas da cidade”, salientou.
Os alunos Yasmin e Cristiano classificaram a visita como educativa e divertida. Já subsecretária de Prevenção e Segurança, Sírlei de Sá Moura, lembrou que uma das finalidades do Projeto Visita Guiada é aproximar os agentes de segurança da comunidade, inclusive os que fazem parte da Patrulha de Proteção Escolar.
“Que vocês possam ver a Guarda Civil como amigos, seja qual for o problema. A intenção da patrulha é conscientizar a comunidade escolar, com informação, lazer e conhecimento, buscando a promoção de um ambiente saudável e harmônico. Somos parceiros”, destacou a subsecretária. Ela também fez questão de agradecer aos alunos pela visita e colocou a SEDS à disposição de todos. “Estaremos sempre de portas abertas para recebê-los. Foi um prazer assisti-los tocando percussão”, finalizou.
O Educarte Lucas Braga atende estudantes, com idade entre 5 e 14 anos, no contraturno das escolas do entorno (escolas municipais Otacir Nunes dos Santos, Dona Cordelina Silveira Mattos e Babita Camargos). No Educarte são oferecidas oficinas de apoio pedagógico, musicalização, artesanato, balé, dança, esporte, educação ambiental, percussão, teatro e tecnologia.
Ao todo, o espaço atende 200 estudantes nos períodos da manhã e tarde. Também funciona à noite, com atividades voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Os educartes são coordenados pela Secretaria Municipal de Educação, sendo um espaço de articulação e desenvolvimento das diversas experiências educativas, contribuindo com a formação pessoal em todas as suas dimensões: emocional, social, cultural, intelectual e física.