A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (1º/7), a festa julina “Arraiá de Nóis Tudim!” para as crianças e adolescentes das casas de acolhimento institucional do município. As crianças e os adolescentes puderam comemorar ao som das músicas de quadrilha, brincadeiras e com uma grande mesa de comidas típicas. A comemoração aconteceu no Espaço Mário Covas.
As unidades de acolhimento atuam oferecendo proteção integral na modalidade abrigo para crianças e adolescentes afastados temporariamente do núcleo familiar. O acolhimento ocorre quando há violação de direitos como abandono, negligência e outros. Ao todo, o município possui quatro casas de acolhimento - Casa Aquarela, Casa Viver Bem, Casa Aconchego e Casa Girassol-, sob supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, sendo específicas para abrigar crianças e adolescentes de sete a 18 anos. O acolhimento é medida excepcional e provisória sendo determinada por ordem judicial e ou requisitada pelo conselho tutelar.
A diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Cristina Reis, explicou que durante todo o festejo eles estavam acompanhados por educadores sociais, técnicos e coordenadores de cada unidade. A festividade é um meio de promover a participação cultural, integração e socialização, primando pelo o convívio comunitário”, ressaltou a diretora.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destaca a importância de ações como esta para o desenvolvimento e integração das crianças e adolescentes.“Bonito ver o cuidado e o carinho da equipe em cada detalhe da festa”, destacou.