A população de Contagem poderá conhecer e apreciar três de trabalhos diferentes, que ficarão expostos em pontos de cultura da cidade: Centro Cultural (Casa Amarela), Casarão do Parque Gentil Diniz e Casa da Cultura Nair Mendes Moreira. As exposições ficam em cartaz até o fim de agosto.
Na galeria do Centro Cultural, o artista Severino Labá apresenta a exposição “No limite da pintura”, quando traz um recorte dos seus 40 anos de vida profissional. “Multiartista, ativista, semeador, articulador e inquieto, Severino tem sempre muita coisa a dizer e fazer ao mesmo tempo. Às vezes fica difícil acompanhar seu raciocínio e espírito que trafegam por muitos assuntos, da ecologia ao boi, de Guimarães Rosa, à cultura mamulengueira, da lama ao caos”, conta o também artista, Fernando Perdigão.
No Casarão do Parque Gentil Diniz, Mayá Dublasievics Belém expõe peças artesanais intituladas “Feito Algodão”. Com as fibras dessa matéria-prima, essa nonagenária carioca, que mora em Contagem desde a década de 1960, mostra suas habilidades artísticas com os fios trançados e pintados de algodão, com diversas formas. Em seus trabalhos, faz questão de representar algumas referências figurativas à Contagem, bordando a Matriz de São Gonçalo, a Casa da Cultura e outros patrimônios culturais. Dedicada que é, fez uma pesquisa sobre as origens e versatilidade do algodão e produziu um texto, também presente na exposição.
Por fim, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, a partir do dia 14 de julho, os contagenses poderão apreciar 20 fotografias premiadas no Prêmio Revelando Contagem – 10ª Edição. As fotos foram impressas e adesivadas em placas de PVC, no formato 70x50 cm. No conjunto podem ser vistas imagens com referência a diversos lugares e personalidades de Contagem, ou mesmo universo mais íntimo de alguns dos fotógrafos participantes.
A abertura oficial da mostra, no dia 14 de julho, é parte da programação da Noite Mineira dos Museus, e contará com a presença dos fotógrafos. Na ocasião, serão lançados oficialmente os Editais de 2022: Movimenta Imagens e Movimenta Microprojetos.
Gil Silva, Vinícius Januário Teixeira, Fabrizzo, Brisa Lourenço Braga, Mateus Machado Brandão, Geraldo Amarildo, Joice Marques, Idanir Pawelkiewicz, Lorena Braga, Franciely Braga, Manu Macedo, Beth Faustina, Cristiano Lopes, Fernanda Diniz, Janaina Daniela da Silva, Ana Amâncio, Allyson Mateus Marçal, Vingador de Lampião, Alexandre Junior, Gustavo Djalma de Lima Soares são os autores premiados.
Serviço:
Exposição “No Limite da Pintura”
Artista: Severino Iabá
Local: galeria do Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela)
Período: 5/7 a 31/8
Informações: 31 99171-1314 e www.severinoiaba9.wixsite.com/salaseverinoiaba
Exposição “Feito Algodão”
Artista: Mayá Dublasievics Belém
Local: Casarão do Parque Gentil Diniz
Período: 5/7 a 31/8
Informações: 31 97576-1369
Exposição “Edital Movimenta Imagens 2021”
Artista: Vários
Local: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Período: 14/7 a 2/9
Informações: 31 3352-5323