No início do mês de junho, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 1070/2021 que institui o Junho Verde, campanha cujo objetivo é estimular a conscientização ambiental pelos poderes públicos junto a escolas, empresas, igrejas e comunidades indígenas, entre outros.
Antes mesmo da aprovação pelo Senado, a Prefeitura de Contagem já tinha como uma de suas prioridades na gestão de políticas socioambientais, a execução de diversas ações direcionadas para a proteção e recuperação das áreas verdes, dos parques e praças do município, além de estudo para o manejo, adequação e manutenção da arborização urbana e outras atividades para valorizar e aumentar o verde na cidade, com a realização de diversos plantios.
Foto: Elias Ramos/PMC
Junho é considerado, para muitos, como o mês do meio ambiente, já que o dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado, anualmente, no dia 5, há mais de trinta anos. E para comemorar essa data, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad realizou durante todo o mês, diversas ações para promover a inclusão da sociedade contagense na discussão sobre a preservação do patrimônio natural da cidade, mostrando a importância de se valorizar o meio ambiente.
Entre as atividades programadas, foram realizadas oficinas ecopedagógicas, para sensibilizar a população em relação à ressignificação de materiais que poderiam se tornar rejeitos. Neste sentido, ocorreram oficinas de confecção de bolsas, reaproveitando banners; confecção de bonecas Abayomis, utilizando retalhos; e hortas suspensas, reutilizando garrafas de refrigerante.
Para o público infantil, foram oferecidas oficinas adequadas, como o plantio de suculentas e hortaliças na casca de ovo, mostrando, de forma lúdica, a importância de plantar e cuidar; confecção de brinquedos com materiais reaproveitados, dialogando sobre a importância de se repensar o uso dos materiais. As oficinas também foram acompanhadas por mostras de práticas, como a coleta seletiva, ensinando como a população pode adotar no cotidiano a reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos.
Foto: Luci Sallum/PMC
Outra atividade que despertou grande interesse do público, foi a mostra de macroinvertebrados realizada durante os eventos promovidos no mês, na qual foram apresentados os organismos indicadores da qualidade das águas.
Também foi promovido um evento de adoção de cães e gatos, em parceria com protetores independentes do município, buscando estimular e conscientizar a população a respeito da adoção responsável e cuidados com estes animais no município.
Além disso, aconteceu uma vistoria integrada na Bacia de Vargem das Flores, localidade que abriga importante manancial metropolitano, com a presença de diversos órgãos públicos municipais e estaduais, com o objetivo de conhecer as principais demandas da região, em especial os constantes casos de ocupações irregulares.
Foto: Luci Sallum/PMC
Para finalizar, foram realizadas duas edições do Sarau Ecológico, nos dias 5/6 e 26/06, com intervenções artísticas da comunidade e artistas convidados. A proposta do Sarau Ecológico é promover para a população a compreensão da importância ecológica e cultural dos parques, praças e áreas verdes, por meio das manifestações artísticas individuais e coletivas.