A Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Competi e a Diretoria de Proteção à Criança e ao Adolescente de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizou o Seminário “Trabalho infantil um diálogo necessário”, na quarta-feira (15/6), no auditório da Funec Inconfidentes – Escola Municipal Heitor Villa Lobos.
Durante o evento foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil para pactuar a execução de ações propostas que serão assumidas coletivamente por diversos atores.
O objetivo é coordenar as intervenções realizadas por diversos atores sociais e introduzir novas ações, direcionadas a assegurar a prevenção e eliminação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador, por meio de cinco eixos estratégicos, sendo eles:
*Informação e mobilização – realizar articulações com intersetoriais com vistas a desnaturalizar a percepção da prática do trabalho infantil como fator positivo;
*identificação – identificar os principais focos ou quais locais as crianças e adolescentes vivenciam a prática do trabalho, por meio de um conjunto de ações denominada “matriz operacional”;
*proteção social – articular ações de ampliação e disseminação da informação das políticas públicas realizadas pelas secretarias do município;
*defesa e responsabilização – fortalecer as ações de controle social, garantindo a devida aplicação das medidas de proteção para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias;
*monitoramento – identificar e contribuir com a construção de indicadores, com o apoio da equipe de vigilância socioassistencial.

O seminário contou com palestras “Resgate do Enfrentamento do Trabalho Infantil em Contagem”, ministrada pela diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente de Contagem, Célia Nahas, e “Planos Municipais de Enfrentamento do Trabalho Infantil – desafios e possibilidades”, que foi conduzida pela coordenadora da pós-graduação em Política de Assistência Social do Instituto de Educação Continuada - IEC PUC Minas, Déborah Akerman.
Além disso, houveram apresentações culturais das crianças do Grupo do Tambor do Projeto Transformando Sonhos, do Parque São João - Instituto Ser Feliz.

A diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente de Contagem, Célia Nahas, falou sobre a importância do encontro e da pactuação do plano. “O seminário foi um importante momento de pactuação de novas estratégias para o enfrentamento ao trabalho infantil e também do comprometimento das secretarias municipais para atuarem nesta causa. Afinal, o enfrentamento necessita do empenho dos atores das mais diversas áreas e da participação dos secretários e de seus representantes”.
Participaram trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil que se identificam com a temática de enfrentamento do trabalho infantil.









