A Prefeitura de Contagem inaugurou nesta quinta-feira (02/06), a primeira Usina de Energia Fotovoltaica em prédios públicos do município. Instalada na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, a usina conta com 80 painéis solares, que possuem potência de 340wp, totalizando 2,6 mil kWh/ mês média. Ou seja, energia suficiente para abastecer o prédio todo, tornando o local autossuficiente em termos de energia elétrica. A ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema principal as mudanças climáticas.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, afirmou que é preciso conscientizar as pessoas para mudar a maneira de utilizar energia. “Estamos falando de clima, então precisamos buscar alternativas para contribuir de alguma forma não só para redução do nosso consumo de energia, mas também buscar formas alternativas, visando diminuir a emissão de gases na atmosfera, como por exemplo a energia fotovoltaica. Entendemos que conseguindo replicar isso nos outros prédios, além da economia financeira, vamos começar a mudar a mentalidade do consumo dessa energia”, explicou.
A energia solar possui muitas vantagens, tem baixo impacto ambiental, é considerada uma das formas de energia mais sustentáveis do mundo, já que a geração da energia é por meio de combustíveis limpos. Além disso, pode reduzir em até 97,4% da conta de energia mensal e possui baixo custo de manutenção.
De acordo com a superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Almeida, a instalação da usina de energia fotovoltaica faz parte do Projeto Agenda Sustentável A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), cujo objetivo é trabalhar a sustentabilidade nos prédios públicos, com ações efetivas e colaborativas para a redução de consumo de recursos naturais, incentivando os servidores a adotarem as práticas sustentáveis para consumo consciente de água e luz.
"Esse é um dos nossos programas pelo qual temos muito carinho. A usina dá materialidade para nosso desejo de incentivar os servidores a práticas que irão preservar o meio ambiente. Temos muito orgulho de ser o primeiro prédio público a inaugurar essa usina e vamos continuar falando da importância do consumo consciente”, finalizou.
O gerente diretor da empresa Solsist Energia, Alexandre Andrade, explicou como funciona a geração de energia que será utilizada na Semad. “Os painéis fotovoltaicos captam a energia solar, convertida pelo inversor e injetada na rede local. O medidor bidirecional contabiliza a energia injetada e a que está sendo consumida. Se o sistema gerar mais energia do que o necessário para consumo da Secretaria, o excedente é acumulado em crédito no CNPJ da Prefeitura, podendo ser utilizado em outro prédio publico”, disse.