Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o rito de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Contagem volta a ser feito no Centro Integrado de Defesa Social - Cids/Secretaria Municipal de Defesa Social, com a presença da Banda de Música da Guarda Civil.
A cerimônia, realizada, excepcionalmente, nesta sexta-feira (6/5), tem como objetivo fortalecer os valores da corporação, cuja missão é proteger e servir, bem como resgatar os sinais de respeito aos símbolos nacionais, estaduais e municipais.
O rito teve início às 8h, com a tropa em formação. Em seguida, houve hasteamento das bandeiras, entoação do Hino Nacional e leitura do Boletim Informativo - BI sobre ações realizadas pela Guarda Civil. A cerimônia também foi marcada pelas boas-vindas à nova equipe de gestão da secretaria, recentemente empossada, e por homenagens às servidoras do setor de serviços gerais.
O hasteamento da bandeira do Brasil foi feito pela secretária municipal de Defesa Social, Viviane França; de Minas Gerais pela subsecretária de Prevenção e Segurança, Sirlei de Sá Moura; e de Contagem pela subsecretária de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes.
“É uma honra presenciar rituais que exaltam a identidade da nossa cidade e da nossa pátria. Vejo em cada olhar, aqui presente, o sentimento de respeito e compromisso com a segurança de Contagem. Por tudo isso, a Defesa Social é uma pasta importante, que está em todos os lugares e em todas as atividades da Prefeitura, e que, portanto, deve ser reconhecida e valorizada”, destacou a secretária Viviane França.
A expectativa é de que o rito de hasteamento seja realizado mensalmente, na primeira quarta-feira de cada mês.