Instituído, oficialmente, em setembro deste ano, o Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua vem discutindo políticas de proteção socioassistencial àqueles que se encontram nesta situação de vulnerabilidade social.
Para garantir a efetividade das ações da assistência social e para obter planejamento ainda mais efetivo, o comitê que reúne onze secretarias e agrega participações da Câmara Municipal, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, deu início ao censo que permitirá, além do mapeamento geográfico da população em situação de rua, a coleta de dados que permitem conhecer melhor o perfil socioassistencial desse público.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, o censo permite o mapeamento adequado das pessoas nessa situação de vulnerabilidade, o que leva o município a articular melhor as suas ações para garantir a inclusão social e coletiva. “Estamos priorizando políticas de inclusão produtiva e desenvolvimento humano. O Censo da População em Situação de Rua nos permitirá identificar como as pessoas nessa situação se deslocam dentro do território de Contagem. Isso permite articulações de projetos que os incluam, produtivamente, e qualifique profissionalmente esse público”, afirmou
Já a presidenta do Comitê Intersetorial, Elaine Reis, destaca que a realização do censo parte de uma observância da Prefeitura quanto ao aumento da população em situação de rua no município. "Constantemente, as pessoas nessa situação são consideradas invisíveis. A Prefeitura, preocupada com o aumento dessa população em Contagem, pretende ter um diagnóstico dessa população retratando a real situação em que vivem e desenvolver uma política pública assertiva por meio de seus desejos e necessidades”, declarou.
As discussões em torno das políticas voltadas à população em situação de rua fazem parte da nova política socioassistencial de Contagem para a integração humana e social do público vulnerável e estabelece novas diretrizes para tratativas humanitárias de serviços e orientações que possam levar o indivíduo à própria autonomia.